Oficina de Jornalismo Cidadão é realizada com sucesso pelo Instituto Nossa Ilhéus
Na última sexta-feira (12), foi realizada a Oficina de Jornalismo Cidadão, promovida pela Rede Nossa São Paulo, Agência Mural de Jornalismo das Periferias e pelo Instituto Nossa Ilhéus (INI), por meio do projeto MobCidades. A ação ocorreu na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e contou com o apoio do Colegiado de Comunicação Social/Rádio e TV.
Participaram da formação estudantes universitários de Jornalismo e Comunicação Social da região, além de membros de organizações que fazem parte do projeto MobCidades no município de Ilhéus. Durante o encontro, os participantes conheceram instrumentos e estratégias adotadas pelo Projeto 32xSP na cobertura jornalística regionalizada da capital paulista. Além disso, foram apresentadas as ações de monitoramento de políticas públicas realizadas pela Rede Nossa São Paulo e pelo Instituto Nossa Ilhéus, por meio do levantamento e análise de dados, que podem ser utilizados para subsidiar a produção de suas reportagens.
A oficina foi ministrada pelo jornalista Vagner de Alencar, editor do 32xSP e da Agência Mural de Jornalismo das Periferias, e pela jornalista Luanda Nera, coordenadora de comunicação da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis.
Cofundador da Agência Mural, Vagner, diz esperar que, “a partir da troca de ideias realizadas na oficina, possam surgir novos portais de comunicação que façam a cobertura das cidades de uma forma mais justa. Nós fazemos parte de uma rede de mais de 60 correspondentes que moram nas periferias de São Paulo e é um prazer enorme multiplicar essa experiência jornalística que estamos fazendo na capital paulista e que pode, ao nosso ver, ser replicado em todas as cidades que a gente está passando”.
A atividade é a sexta oficina de multiplicação do “Projeto 32xSP: a notícia do território no território da notícia”, portal de comunicação que faz a cobertura jornalística das 32 regiões administrativas do município de São Paulo. O projeto é realizado pela Rede Nossa São Paulo e Agência Mural de Jornalismo das Periferias, com financiamento da Fundação Ford. Além de Ilhéus, outras cinco cidades já receberam a formação, Recife, João Pessoa, Brasília e Rio de Janeiro.
Para o estudante de Comunicação Social da UESC, Elias Neto, a Oficina de Jornalismo Cidadão “foi uma oportunidade de agregar mais conhecimento em meu processo de formação, acrescentando outras experiências e metodologias para uma melhor atuação profissional como comunicador”.
“A riqueza da nossa região é imensurável: temos Mata Atlântica, extenso litoral, somos os primeiros sem muitos aspectos históricos e temos muito a mostrar para os nossos habitantes e para quem vem nos visitar. A forma como falamos do sul da Bahia na mídia precisa fortalecer o sentimento de pertencimento, valorização do que é nosso e, finalmente, a cidadania ativa. Assim, teremos brilho nos olhos para falarmos e cuidarmos do que é nosso, o que resulta, finalmente, em um turismo pujante o ano todo”, comenta a gerente de comunicação do Instituto Nossa Ilhéus, Tacila Mendes.
Para ela, comunicadores têm uma função importante nesse processo, por isso, a formação serviu como uma semente para os estudantes que vão sair da universidade e podem empreender como produtores de um conteúdo rico e exclusivo, utilizando, como o 32xSP, o uso de dados e indicadores resultantes de pesquisas, para mostrar de forma assertiva aspectos da região que merecem destaque. “A informação é a melhor estratégia dos tempos atuais. Precisamos usá-la da melhor forma”, analisou Tacila.
Sobre o Projeto 32xSP
Desde 2016, por meio do portal www.32xsp.org.br, são publicadas reportagens diárias sobre as 32 regiões administrativas do município, cobrindo principalmente, a partir do ponto de vista dos cidadãos, as questões relacionadas às desigualdades no acesso à infraestrutura e serviços públicos, o que está funcionando nos bairros, o que não, como o poder local tem respondido às demandas por direitos e serviços, além dos mecanismos e espaços públicos para participar da melhoria da qualidade de vida nos bairros que compõem a sua administração local.
Sobre o MobCidades
Desde 2017, o Instituto Nossa Ilhéus faz parte do projeto MobCidades – Mobilidade, Orçamento e Direito à Cidade”, financiado pela União Europeia e sob coordenação nacional do Instituto Nacional de Estudos Socioeconômicos (INESC). Contempla 10 movimentos da Rede Brasileira de Cidades, sendo o INI o único na Bahia. Cada movimento trabalha com mais quatro co-executores locais, em Ilhéus, são: Associação de Surdos de Ilhéus, UFSB, Rotary Club e Associação de Criativos do Hernani Sá. O objetivo é fortalecer organizações para monitorarem o orçamento público destinado à área de mobilidade urbana, por meio de incidências locais e nacional.
Fotos: Tacila Mendes – Instituto Nossa Ilhéus