Nota de esclarecimento
O Instituto Nossa Ilhéus e a sua fundadora, Maria do Socorro Mendonça, foram citados por um jornalista em um podcast local e, por meio desta nota, esclarecemos o que se apresentou um equívoco de entendimento a respeito da nossa atuação.
O INI é uma é uma organização da sociedade civil, que se dispõe a fortalecer a cidadania por meio de suas linhas de atuação: Educação para a cidadania; Monitoramento social e Impacto em Políticas Públicas. A respeito desta última linha, o Instituto busca, dentro do seu escopo de atuação, subsidiar o poder público constituído na construção de políticas públicas, sempre buscando fortalecer a participação social. Por isso, independente do grupo político que ocupe o poder, o INI permanece na sua missão de aproximar o cidadão do governo. Dito isso, o apartidarismo da OSC busca corroborar com as linhas de atuação e é o lugar de onde fala Socorro, enquanto sua representante.
O INI entende e defende o lugar do partidarismo como parte da democracia. Porém, o podcast em questão chamou de “apologia ao apartidarismo” e associou, erroneamente, a nossa forma de nos manifestar à criminalização da política. A democracia, que nos é tão cara, e a política, que é o nosso foco para manifestar a cidadania não seriam por nós criminalizadas desta forma.
A quem desejar conhecer de perto o trabalho do Instituto e ver como se manifesta o nosso diálogo com as frentes plurais na cidade e região, é só acessar os nossos canais de comunicação: YouTube, Instagram e Facebook.
Estamos sempre abertos ao diálogo, pois entendemos que é assim que fortalecemos a democracia.