Notícia

Instituto Nossa Ilhéus participa do 3º Encontro Brasileiro de Assembleias Cidadãs, em São Paulo 

Foto: Acervo do 3º Encontro Brasileiro de Assembleias Cidadãs

O Instituto Nossa Ilhéus foi uma das organizações brasileiras que participaram do 3º Encontro Brasileiro de Assembleias Cidadãs que aconteceu entre os dias 18 e 20 de março de 2024, em São Paulo (SP), realizado pela Rede Conhecimento Social e pelo Delibera Brasil. 

“Esta é a terceira vez que o INI participa do Encontro. Em setembro de 2023 foi realizado o primeiro Encontro em Toritama (PE), dando início à Comunidade de Prática de Deliberação Cidadã do Brasil. Em dezembro foi realizado um segundo encontro virtual, para dar continuidade a essa importante rede de lideranças e instituições”, relata Maria do Socorro Mendonça, Dir. Presidente do Instituto Nossa Ilheus. 

Programação

No primeiro dia, a abertura do Evento em Francisco Morato, contou com a presença da Prefeita Renata Sene. Em um segundo momento, foi escrita de forma coletiva uma carta aberta da rede de lideranças de deliberação cidadã por sorteio no Brasil e debatidas estratégias para a consolidação da rede. 

Pela manhã, no dia 19, o grupo visitou um espaço que passa por reforma, impulsionada por um dos processos deliberativos, a rua Rafael Zimbardi. A rua, que está localizada no Jardim Lapena, foi objeto de deliberação do Reage SP, liderada pelo Delibera Brasil. No período da tarde, visitou o viveiro de plantas do Coletivo Mulheres do GAU, Grupo de Agricultura Urbana, em que aconteceu um World Café, abrindo uma discussão sobre as fases do processo deliberativo, da decisão do tema até as sessões que ocorrem nas assembleias. 

À noite, foi realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo em parceria com o mandato da Deputada Estadual por São Paulo, Marina Helou, o Seminário Internacional: Possibilidades e Desafios da Institucionalização da Deliberação Cidadã por Sorteio, onde foram compartilhadas ideias sobre oportunidades e barreiras para a institucionalização de assembleias cidadãs e mini públicos em nível municipal, estadual e nacional. Marcaram presença os convidados: Kyle Redman newDemocracy Foundation Austrália; Marina Helou – Deputada Estadual São Paulo; Douglas Vieira – UNiPeriferias; Mariana Almeida – Diretora executiva da Fundação Tide Setúbal; e Adrian Lavalle – USP- CEBRAP.

Participaram da mesa as cidadãs participantes de 3 processos deliberativos no Brasil, Luiza de São Paulo, Aline de Belém e Giovana de Fortaleza. A última, a mais jovem das três, com 16 anos, integrou a Assembleia cidadã de Fortaleza – por uma educação em tempo integral. 

No terceiro e último dia, participantes do encontro debateram estratégias para a incidência nas eleições municipais na busca pela institucionalização da metodologia de minipúblicos. Para além dos debates, foram gravados três episódios do ParticipaCast, podcast do Delibera Brasil e da Rede Conhecimento Social, um dos canais de divulgação sobre deliberação e a atuação das diferentes pessoas envolvidas nas assembleias cidadãs. 

Confira a matéria divulgada pela TV ALESP: Alesp realizou Seminário do 3º encontro de Assembleias Cidadãs

Confira fotos do 3º Encontro Brasileiro de Assembleias Cidadãs

Deixe um comentário