Instituto Nossa Ilhéus participa de projeto para avaliação de práticas de transparência e governança na gestão pública brasileira

O Instituto Nossa Ilhéus (INI) é uma das nove organizações da sociedade civil brasileiras que vão integrar um projeto de avaliação nacional de políticas e práticas de integridade, participação, acesso à informação, transformação digital, abertura de dados e combate à corrupção na gestão pública.
O Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), realizado pela Transparência Internacional – Brasil (TI – Brasil), avaliará as ações dos poderes Executivo e Legislativo no nível federal, nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Além disso, 163 municípios de 8 estados diferentes serão avaliados por organizações parceiras.
Com apoio técnico, financeiro e operacional da TI – Brasil, as organizações Democratizou (Sergipe), Força Tarefa Popular (Piauí), Instituto Nossa Ilhéus (Bahia), Movimento Popular Anticorrupção Por Amor a Londrina (Paraná), Observatório do Marajó (Pará), Observatório Social do Brasil – São Leopoldo (Rio Grande do Sul), Observatório Social do Brasil – Franca (São Paulo), Observatório Social do Brasil – Limeira (São Paulo) e Transparência Capixaba (Espírito Santo) vão avaliar as práticas de transparência e governança pública dos governos municipais das regiões onde atuam.
Na Bahia, o Instituto Nossa Ilhéus avaliará as prefeituras dos 26 municípios do Território de Identidade Litoral Sul, cujos gestores serão informados previamente sobre a aplicação do índice. O projeto aproveitará os conhecimentos acumulados pelo INI durante a implementação do Ranking de Transparência no Combate à Covid-19 dos governos municipais do Litoral Sul, em 2020. Assim como o ITGP, esse ranking também foi desenvolvido e aplicado com o apoio da Transparência Internacional – Brasil.