Notícia

Educação cidadã – Instituto Nossa Ilhéus assina convênio com a Universidade Estadual de Santa Cruz

Um convênio entre a Universidade Estadual de Santa Cruz e o Instituto Nossa Ilhéus busca instituir um programa de cooperação técnico-científico, visando o desenvolvimento da educação cidadã nos municípios de influência da UESC, o levantamento de Indicadores Sociais alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ODS, o levantamento de dados de transparência e gestão pública, dentre outras atividades de pesquisa, ensino, extensão e inovação.

Maria do Socorro Mendonça, presidente do Instituto Nossa Ilhéus, com o reitor da UESC, Alessandro Fernandes.

Assinado em maio, o convênio está diretamente ligado ao Departamento de Ciências Jurídicas – Projeto Vivências Interdisciplinares em Direitos Socioambientais, um Núcleo de Pesquisa, Extensão e Ensino, o convênio foi uma articulação do professor Guilhardes Júnior.

Outra parceria já em curso entre a UESC e Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia é a criação de um observatório. Fisicamente instalado no Campus, na Sala de Situação do Centro de Inteligência Territorial do Sul da Bahia, é o local onde será disponibilizada a base de dados desde o início do Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) da região.

O ITGP avalia a existência de marcos legais, políticas e práticas voltadas para a promoção da integridade, transparência pública, transformação digital, abertura de dados, participação e combate à corrupção nos entes avaliados. É a segunda vez que o INI realiza o índice, que este ano vai dar conta de 78 municípios de cinco territórios de identidade da Bahia. A iniciativa tem apoio técnico da Transparência Internacional – Brasil, o Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) e apoio financeiro da União Europeia e, com o convênio, será possível promover capacitação sobre governança, transparência e ODS para gestores públicos municipais, capacitação de estudantes e jornalistas para uso dos dados do ITGP em investigações relacionadas ao cumprimento dos ODS nos municípios, e apoio para a mobilização de ações e projetos de extensão do INI com universidade para fomento do controle social utilizando dados do ITGP.

“Desde o início, são alunos da UESC os voluntários do projeto ITGP, com a parceria que já existia de fato e, agora, oficialmente por meio do Convênio assinado. Agora é promovermos o alinhamento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ODS, e fazer com que a iniciativa ser levada para outras instituições de ensino superior, abrangendo todos os municípios do nosso país”, avalia Maria do Socorro Mendonça, presidente do INI.

Acesse o Convênio aqui: https://drive.google.com/file/d/161CjCl88787IGR3zmrXYvoWPF0NlAQgv/view?usp=sharing

Deixe um comentário