Conheça o Aeroclube de Ilhéus, nossa Escola de Aviação
“Escola de muitos, casa de todos.”
Este é um Publieditoral, uma ação de comunicação do Instituto Nossa Ilhéus que visa dar destaque a serviços e produtos que agregam valor à cidade de Ilhéus e que se alinham à visão do Instituto.

No ano de 1942, Ilhéus era governada pelo prefeito Mário Pessoa, que construiu o Estádio de Futebol da cidade que tempos depois recebeu o seu nome. Em 28 de junho do mesmo ano, quatro anos após a construção do Aeroporto Jorge Amado, Pessoa junto com entusiastas e interessados em práticas aerodesportivas, fundaram o Aeroclube de Ilhéus (Acil).
O Aeroclube de Ilhéus é uma Escola de Aviação, a única da Bahia em total funcionamento e de forma contínua, no decorrer dos seus 78 anos. A sua missão é tornar acessível a profissionalização na aviação ao maior número possível de interessados, tendo como valores Segurança, Excelência e Oportunidade.

Em entrevista com Lauro Calazans, atual presidente, nos foi revelado que, na época de fundação e até hoje, a atuação dos entusiastas da aviação têm sido de extrema importância para o desenvolvimento da instituição, como também, o apoio e reconhecimento da comunidade, que abraçou todo o projeto.
“O Aeroclube de Ilhéus é um instrumento socioeducativo de primeira grandeza. Como uma escola profissionalizante que forma pessoas de um nicho específico, como poucas no país, é uma referência no ensino de aviação para todo o Brasil. É também, uma alternativa de carreira atraente para os jovens locais e da região cacaueira. Além disso, como entidade sem fins lucrativos e de utilidade pública, pode ser requisitado a cumprir missões de interesse público, como transporte de cargas para regiões que sofreram alguma intempérie da natureza, por exemplo.” _ Lauro Calazans, presidente do Aeroclube de Ilhéus.

No início, os cursos oferecidos pela escola eram apenas os de Piloto Privado e Piloto Comercial, mas, com o passar dos anos, outras formações foram surgindo. Atualmente, além da formação de Piloto, há também de Agentes de Aeroporto e Comissários de Voo. Ao longo da sua história, o Aeroclube de Ilhéus acolheu muitas pessoas não só da região, mas de várias partes do mundo, que vieram para Ilhéus aproveitar as vantagens da Escola para ingressar na aviação.
Desde a sua fundação, o Aeroclube já formou mais de 500 profissionais, muitos deles em pleno exercício da profissão. “A formação de profissionais de alto padrão, sociologicamente falando, transforma o aluno de hoje no cidadão de amanhã. Economicamente, a aviação é conhecida como uma atividade que remunera bem seus tripulantes, o que agrega também recursos à economia local.”, avalia Calazans.
Além disso, para ele, a instituição atua diretamente no desenvolvimento econômico da cidade e arredores, por ser um instrumento importante de logística. “O Aeroclube de Ilhéus recebe, anualmente, em seus pátios uma infinidade de aeronaves, trazendo artistas para realizarem suas apresentações na região, bem como agentes políticos e empresários que aqui investem e empregam cidadãos ilheenses”.
Uma Escola de Aviação na ‘princesa do sul’

Acervo do Aeroclube (foto feita antes da pandemia da COVID-19)
O presidente do Aeroclube de Ilhéus ressalta ainda as inúmeras vantagens da Escola ilheense, se comparada a outras Escolas de Aviação na Bahia e no Brasil, como por exemplo:
Geolocalização: o Aeroclube de Ilhéus está no meio do mapa do Brasil, o que torna mais acessível, fácil e rápido que um aluno venha de qualquer parte do país.
Localização da escola no município: o aeroporto de Ilhéus está localizado, geograficamente, no centro da cidade, um privilégio para o município. O Aeroclube, por sua vez, está dentro do aeroporto, que conta com controle de tráfego e voos comerciais, o que, para o aluno Piloto, é muito importante experimentar desde o início da sua carreira. Assim como para o aluno do curso de Comissário, que já tem a possibilidade de viver no ambiente da aviação civil.
Instrutores altamente experientes e qualificados: o time foi minuciosamente escolhido e, consequentemente, o índice de aprovação na banca da ANAC é acima da média. A escola conta com três aviões para instrução.
O sonho de viver nas nuvens
Viver viajando e contribuindo com a aviação civil no Brasil é o que move os alunos interessados em investir na carreira. O piloto de linha aérea há sete anos, Alexandre Reis (42), é atual diretor do Aeroclube, nasceu em Buerarema-BA, mas desde pequeno visitava com frequência Ilhéus, onde depois passou a morar. Sempre teve o sonho de ingressar no mundo da aviação e, aos 17 anos, entrou na Escola. Apesar de ter enfrentado inúmeros desafios para conseguir concluir as horas práticas de voo e ter o seu primeiro brevê (carteira de piloto), ele não desistiu do seu sonho. “Quando a gente quer, não existem limites nem barreiras”, conta Reis.

Quando começou a estudar para ingressar na aviação, ele se dividiu entre graduação em Administração, estágios e trabalho. Mas o foco estava mesmo na profissão de aeronauta. Dez anos depois de entrar na escola, ele conseguiu concluir as horas de voos necessárias para o seu primeiro brevê de Piloto Privado. As próximas certificações viriam depois de decidir se dedicar inteiramente à profissão dos sonhos. “A partir do momento em que a pessoa entra em contato com a aviação, se os olhos brilharem, ela se encanta. É mais do que um hábito, é um vício. É a minha profissão”, conta ele, que destaca também o alto índice de empregabilidade, tanto na área de aviação comercial, quanto na de linhas aéreas.
A profissão também fez brilhar os olhos da recém-contratada comissária de voo pela Latam, Rute Viana (23), natural de Itabuna. Foi na Escola de Aviação de Ilhéus que, em 2018, ingressou na primeira turma de Agente de Aeroporto. No entanto, seu grande sonho era ser Comissária de Voo.

Em junho do mesmo ano, Rute começou a dar os primeiros passos para a realização do seu sonho. Durante quatro meses, no curso de Comissário, ela viveu experiências que só fortaleceram o seu desejo. “No Aeroclube, temos a vivência da sala de embarque, de pista, de poder visualizar os passageiros. Vivenciar tudo aquilo enquanto estudamos para atuar naquela profissão é inspirador”, comenta.
Atualmente, ela atua na base São Paulo, onde mora e trabalha como comissária, mas revela que o vínculo com o Aeroclube continua. “Os professores são acolhedores, valorizam os alunos em formação e os profissionais já formados. Em todas as minhas conquistas o Aeroclube vibrou junto comigo. Por isso, sempre que posso, ministro palestras para os alunos, como forma de compartilhar o que as experiências que vivi me ensinaram a chegar até aqui”.
Escola de muitos, casa de todos
As vivências de Alexandre Reis e Rute Viana são exemplos de como o Aeroclube de Ilhéus impacta na cidade e região, e até fora dela, formando profissionais qualificados e prontos para atuar na aviação em qualquer lugar do mundo.

Os cursos de Piloto e de Comissário de Voo são preparatórios à banca da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e abrem inscrições algumas vezes por ano. Já o curso de Agente de Aeroporto prepara o aluno iniciante no mundo da aviação, para que faça melhores entrevistas de trabalho e atue de forma mais qualificada nas vagas que surgirem no aeroporto.
Os requisitos básicos para efetuar a inscrição no curso de Piloto Privado, primeiro brevê da carreira, é estar no ano em que completa 16 anos, cursando ensino médio, com saúde avaliada como satisfatória.
Para fazer a formação em Agentes de Aeroporto, é preciso ter 16 anos completos, estar cursando o ensino médio, e ressalta-se que muitos são contratados ainda como menores aprendizes.
Já para fazer o curso de Comissário de Voo, é preciso ser maior de 16 anos, ter a carta de liberação dos pais (em caso de menor de idade), e ter concluído o segundo grau antes do final do curso.
Nenhum dos cursos tem limite máximo de idade ou formação acadêmica, bastando que o aluno tenha a saúde dentro dos parâmetros desejáveis.
O Aeroclube de Ilhéus está situado dentro do Aeroporto Jorge Amado, na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, s/n, Pontal, Ilhéus, BA. Para mais informações, ou apenas para conhecer a Escola de Aviação, basta apenas entrar em contato e marcar a sua visita.
Contato: (73) 98839-9152 (whatsapp)
Email: aeroclubedeilheus@hotmail.com
Instagram: @aeroclubedeilheus

