Associados do Instituto Nossa Ilhéus facilitam aulas sobre política e cidadania para jovens de Serra Grande
O Instituto Nossa Ilhéus foi convidado a montar e realizar o módulo Formação Político-Cidadã como parte da formação Lidera, jovem!, promovido pela Tabôa com apoio do Instituo Solea. O objetivo do curso é promover autonomias para juventudes de Serra Grande e, para isso, conhecimentos sobre politica e cidadania são indispensáveis.
Com expertise em promoção da cidadania, o INI renuiu associadas/os com formações em áreas diversas, para facilitar as aulas para os 22 jovens participantes. O compartilhamento de conhecimento básico visa contribuir para a intervenção na realidade social, formando líderes do futuro para incidirem na realidade social, política e econômica local e regional. Entre 10 e 25 de setembro, foram realizadas as aulas:
10/09 – POLÍTICA PÚBLICA “SER POLÍTICO”
12/09 – A MULHER NA POLÍTICA
16/09 – CONJUNTURA POLÍTICA LOCAL/REGIONAL
17/09 – PAPEL DO EXECUTIVO E PLANEJAMENTO
18/09 – PAPEL DO VEREADOR
19/09 – ESTRUTURA POLÍTICA NO BRASIL – REGIME DE GOVERNO/CONGRESSO
24/09 – VISITA A CÂMARA DE VEREADORES
25/09 – FERRAMENTAS DE CONTROLE EXTERNO
A participação de jovens na política e no fortalecimento da cidadania ativa é fundamental para garantir a renovação das ideias e a construção de um futuro mais justo e equitativo. Ao mostrar aos jovens como acontece a política pública ou partidária, é possível fortalecer e fazer nascer uma nova geração de líderes.
“Despertar a consciência dos participantes para a modernização, transparência, ética e competência técnica na gestão pública e no exercício da cidadania é fundamental na construção de um futuro melhor para todos(as). Participar da iniciativa da Tabôa, contribuiu para o cumprimento da nossa missão e o sonho que, ao longo de 12 anos, venho buscando tornar realidade, desde que fundei o INI. Olhar, perceber e sentir os jovens com olhos brilhando ao ver descortinado o mundo que passaram a conhecer, me emocionou em vários momentos, principalmente ao assistirem a sessão na Câmara de Vereadores de Ilhéus”, conta Maria do Socorro Mendonça, presidente do INI e facilitadora nas oficinas de Papel do Executivo e Planejamento e Papel do Vereador.
A advogada Jurema Cintra facilitou as oficinas Conjuntura Política Local e Regional e Ferramentas de Controle Externo. “Nesse tempo de “infodemia”, uma pandemia de informações, é de suma relevância que jovens lideranças saibam onde encontrar informações de qualidade, analisar a conjuntura social e econômica de seu território e principalmente conhecer as ferramentas de controle externo que possam influenciar sua comunidade. O monitoramento social se faz todos os dias e e o curso promoveu que os jovens líderes o façam agora com excelência. Jovens dedicados que encantaram todos os professores. Tivemos a oportunidade de fazer um Habeas Corpus de um caso real e isso é gratificante saber que o Direito e suas ferramentas estão sendo desmistificadas”, pontua.
Já a oficina “A Mulher na Política” foi ministrada por Nájara Gomes. ”Vivemos momentos muitos significativos da história regional. É nesse contexto que se insere a formação. Participar como facilitadora é uma honra pela seriedade dos institutos envolvidas – INI e Tabôa – e uma grande satisfação pela confiança no meu trabalho, somente superados por unir os dois elementos mais significativos dessa experiência: a juventude e a perspectiva da mulher na política. Falar nesse lugar é voltar às minhas vivências de juventude, nessas terras grapiúnas de muita potência e pouca atenção aos jovens. Mas agora, com grande esperança e investimento no presente! Não mais o velho discurso de ‘os jovens são a esperança do futuro’, porque sem trabalhar o presente não se realiza o futuro desejável. E esse futuro é
presente, quando o resultado do amadurecimento das instituições, mas também as injustiças, trazem o papel da mulher na política para o conhecimento, debate, reflexão e ação contra os atravessamentos políticos de gênero. Os jovens líderes de Serra Grande são a certeza desse futuro no presente. Eles são Massa!”, comenta.
Guilhardes Junior facilitador das oficinas Política Pública “Ser Político” e Estrutura Política no Brasil – Regime de Governo/Congresso, trouxe a sua impressão da iniciativa. “Participar como facilitador do Módulo de Formação Politico-cidadã para a liderança jovem de Serra Grande foi uma experiência incrível. Encontrei jovens atenciosos, animados, participativos e, acima de tudo, com muita vontade de aprender e de fazer a diferença no local e no Município. Meu desejo é que eles consigam manter o grupo coeso e engajado, para o bem de Serra Grande e de Uruçuca”, comentou.
Confira as fotos:




