Notícia

VivaAcidade – Lançado concurso que vai premiar propostas de Arquitetura para revitalização do centro de Ilhéus

Como parte das ações da Semana de Mobilidade, o Instituto Nossa Ilhéus lança nesta quinta (24), o Concurso de Ideias de Arquitetura “VivaAcidade”, que receberá de estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Bahia propostas que apresentem soluções criativas e inovadoras para a revitalização da área central de Ilhéus, na Poligonal que compreende as Ruas Araújo Pinho e Santos Dumont.

As inscrições são gratuitas, já estão abertas e seguem até o dia 15 de setembro (se for enviado via Correios), ou 18 de setembro (se entregue diretamente no Instituto Nossa Ilhéus, localizado na Rua Eustáquio Bastos, Edifício Kauffman, sala 803, Centro). Os interessados devem estar devidamente matriculados nos cursos citados e podem propor ideias individuais ou em grupos de até três pessoas. Para validar a inscrição, devem preencher ficha de inscrição disponibilizada no anexo do edital, o Termo de Concordância de exposição pública do trabalho, e enviar a proposta na prancha conforme norma da ABNT.

 

 

O objetivo do concurso é considerar as melhores propostas de revitalização da área tendo como base a apropriação do espaço público pelas pessoas e a valorização do patrimônio histórico e cultural. A Comissão Julgadora avaliará os trabalhos com base nos critérios de criatividade, objetividade, clareza e inovação; atendimento ao programa; e inserção urbana e integração com o entorno de valor histórico.

Como prêmio, o primeiro lugar ganhará hospedagem em um fim de semana no Hotel Farol Tororomba, e o segundo lugar, hospedagem em um fim de semana no Hotel Village Indaiá. O projeto vencedor será entregue ao Prefeito de Ilhéus junto com o plano Ativa Ilhéus, na cerimônia de premiação, que será no último dia da Semana de Mobilidade, 22 de setembro, em horário e local a ser divulgado.

Esta e outras ações da Semana são parte do projeto da União Europeia, intitulado “Orçamento e Direito à Cidade – Fortalecimento e Organizações da Sociedade Civil para Monitoramento e Incidência na Política de Mobilidade Urbana”, coordenado pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC), que contemplou Ilhéus, em maio deste ano, por meio do Instituto Nossa Ilhéus (INI), com o projeto de fortalecimento de políticas de mobilidade urbana, visando promover maior transparência e a efetiva implementação do direito à mobilidade e à cidade, tendo como base a equidade e a sustentabilidade.

 

Semana de Mobilidade 

Acontecerá de 14 a 22 de setembro, alinhando ações da Semana do Trânsito realizada pela Prefeitura de Ilhéus, e visa ao debate de soluções para uma melhor mobilidade em Ilhéus, abordando temas como ocupação do espaço, acessibilidade, qualidade da malha viária e das calçadas, dos transportes coletivos e alternativos, o maciço de veículos particulares, regulamentação de transportes privados de passageiros e dos mototaxistas. Além do concurso VivaAcidade, será realizado o concurso de fotografia em selfie, que terá como tema “Essa rua tem história”, buscando o conhecimento das denominações das ruas da cidade.

Para mais informações: 73 3017-1746 ou 73 99100-4567.

Publicado em 24/08/2017

Leave a Reply