Notícia

Seplandes disponibiliza caminhão para coleta seletiva de segunda a sexta-feira

 

Por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (SEPLANDES), a Prefeitura de Ilhéus disponibilizou um caminhão para a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ilhéus (COOLIMPA). A medida cumpre determinação do prefeito Mário Alexandre. Desde a campanha eleitoral de 2016, ele assumiu compromisso com a sustentabilidade do município.

Mário Alexandre entende que o trabalho da cooperativa merece o apoio da prefeitura, porque “a COOLIMPA presta um serviço de valor inestimável para a cidade”.  O prefeito destacou que os catadores recolhem resíduos que demorariam muito tempo para se decompor no meio ambiente.

De acordo com o vice-prefeito José Nazal, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, “as dificuldades iniciais não desviaram a secretaria do foco no apoio à coleta seletiva”.

Nazal revelou que o próximo passo será a criação dos pontos de entrega voluntária, onde os moradores vão depositar resíduos separados conforme os materiais de fabricação. “Isso vai estimular o hábito da separação do lixo nas comunidades, além de dinamizar o trabalho da COOLIMPA”, explicou.

O vice-prefeito adiantou que o governo pretende disponibilizar mais um caminhão para a cooperativa, pois “o suporte dado à COOLIMPA também abre caminho para que mais catadores saiam do aterro sanitário do Itariri e tenham condições dignas de trabalho”.

O superintendente de Meio Ambiente, Emílio Gusmão, explicou que “a coleta seletiva vinha ocorrendo de modo intermitente, porque não dispúnhamos de um caminhão exclusivo para o serviço”. Isso mudou no último dia 13, quando “a SEPLANDES passou a oferecer um veículo alugado com essa finalidade exclusiva, de segunda a sexta-feira, das 7 horas ao meio-dia e das 14h às 18 horas”.

Segundo Emílio Gusmão, “ao unir planejamento, urbanismo e meio ambiente numa pasta, o prefeito Mário Alexandre sinalizou a prioridade da gestão para o desenvolvimento sustentável. A coleta seletiva é indispensável para qualquer município que tenha a sustentabilidade como meta. Além do mais, com essa iniciativa, Ilhéus caminha para cumprir a Lei Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê o apoio do poder público às cooperativas de catadores”.

As empresas, associações comunitárias e escolas que desejam entregar materiais recicláveis à COOLIMPA devem entrar em contato por meio do número (73) 98886-1558.

 

Fonte: Ascom Prefeitura de Ilhéus 

Leave a Reply