Notícia

Relatório de Desempenho dos Vereadores de Ilhéus 2013-1 é lançado em Painel Anticorrupção

Durante o Painel Anticorrupção, parte do I Congresso Integrador Nacional do Programa “O Ministério Público e os Objetivos do Milênio”,  o Instituto Nossa Ilhéus lançou Relatório de Desempenho da Câmara de Vereadores de Ilhéus do primeiro semestre de 2013. Neste relatório, o projeto “De Olho na Câmara de Vereadores” relaciona os projetos de lei, as indicações, os requerimentos e moções apresentados por cada vereador. No relatório, também é feita a categorização destas proposições pelo assunto e pelas localidades. Todos os dados do relatório foram obtidos na Câmara de Vereadores de Ilhéus e no site do Tribunal Regional Eleitoral.
Você pode ter acesso ao relatório aqui:

Relatório de Desempenho da Câmara de Vereadores de Ilheus 2013.1

Qual o intuito de realizar tal publicação?

Ao realizar este estudo e fazer a publicação, o Instituto Nossa Ilhéus tem como intuito divulgar informações que são públicas, para que a população em geral tenha conhecimento de quanto cada vereador contribui para a cidade através de suas proposições.

Sendo a divulgação destas informações o maior objetivo, o Instituto se absteve de fazer análise técnica ou de impacto dos Projetos de Lei aprovados por cada vereador, deixando o público em geral tomar conhecimento dos projetos, tirando suas próprias conclusões.

Todo o trabalho do Instituto Nossa Ilhéus no levantamento e sistematização dos dados, estão pautadas no direito do acesso à informação. A partir de maio de 2012, toda informação produzida ou detida pelos órgãos públicos é, por princípio, pública. Ou seja: a transparência é a regra; o sigilo é a exceção.

Essa iniciativa do Instituto Nossa Ilhéus faz parte de suas atividades de Controle Social do poder público constituído. O Controle Social é fundamental para acompanhar as atividades do poder público, demandar maiores resultados e transparência em sua atuação, e por isto, é uma medida anticorrupção.

Outros Relatórios de Desempenho dos Vereadores

Em junho de 2012, o INI divulgou o primeiro relatório, de acompanhamento das atividades do legislativa do período de 2009-2011: Instituto Nossa Ilhéus – Relatório Legislação CVI 2009-2011

Em abril de 2013, o INI disponibiliza o relatório atualizado da legislatura 2009-2012: Relatório de Desempenho CVI 2009-2012

Em abril de 2014, o Instituto lança o relatório de acompanhamento do legislativo municipal de Ilhéus referente ao ano de 2013 completo: Relatório de Acompanhamento do Legislativo de Ilhéus do Ano de 2013

Em novembro de 2014, o Instituto lança o relatório de acompanhamento do legislativo municipal de Ilhéus referente ao ano de 2013 completo e primeiro semestre de 2014: Relatório de Acompanhamento do Legislativo de Ilhéus 2013-2014.1

Em julho de 2015, lançamos o novo relatório de acompanhamento do legislativo municipal de Ilhéus completamente reformulado com duas novidades.  A primeira novidade é que a partir de agora, para facilitar o entendimento dos dados, fazemos a distinção entre matérias com Alto Impacto e Baixo Impacto. Consideramos leis e projetos de baixo impacto as seguintes: instituir Dia Municipal ou evento, mudança de logradouro e declarar utilidade publica de associações. Essas são matérias que não impactam positivamente a população. Elas não precisam de muita elaboração, geralmente são padronizadas e aprovadas por unanimidade.

A segunda novidade é que a nova edição Relatório fica disponível online no nosso site. A partir de agora, nossos gráficos e dados são interativos. Você pode filtrar as informações e encontrar tudo que procura sobre a produção legislativa. Acesse o Relatório de Desempenho dos Vereadores de Ilhéus 2013 – 2014.

De Olho na Câmara de Vereadores