Instituto Nossa Ilhéus

Quem Somos

Fortalecer a Cidadania e Democracia

O Instituto Nossa Ilhéus é uma iniciativa da sociedade civil organizada que tem por objetivo fortalecer a cidadania, a democracia participativa e o empreendedorismo, tendo por base a sustentabilidade e o monitoramento social. Ele surge por meio do incentivo e do trabalho de outras instituições de cunho parecido, como: Bogotá ComoVamos, Rede Nossa São Paulo, Nossa São Luís, Nossa Betim Nossa Ilha Mais Bela, etc. E do trabalho da Rede Social Brasileira Por Cidades Justas e Sustentáveis e da Rede Latino-Americana Por Cidades Justas e Sustentáveis, das quais o Instituto Nossa Ilhéus já faz parte. O Instituto Nossa Ilhéus age sob os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência, e não faz qualquer discriminação de raça, cor, gênero ou religião.

Para cumprir seus objetivos, o Instituto Nossa Ilhéus é uma instituição apartidária e é vedada a participação em campanhas de caráter político-partidário ou eleitorais, sob quaisquer meios ou formas.

Linhas de Atuação do INI

Monitoramento Social

Tendo como base em sua missão o monitoramento social, fomentando o envolvimento da sociedade na reflexão e exercício da cidadania, por meio da discussão para a politização dos problemas que afetam à coletividade. Com a transmissão em tempo real das sessões da Câmara de Vereadores, disponibilização das filmagens em canal do youtube, publicando e publicizando relatórios semestrais da produção do legislativo; com a participação ativa nos espaços de governança e em especial dos conselhos de políticas públicas; com o acompanhamento de licitações em parceria com o OSI-Observatório Social de Ilhéus e ainda com a divulgação da Campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”

Educação para Cidadania

Acreditando que além da educação formal, o indivíduo deve ter uma formação cidadã para entender a importância do exercício da cidadania para a melhoria da qualidade de vida da coletividade, o INI realiza oficinas do projeto “Cultivando cidadania” e mantém o quadro “Cidadania em Debate” em uma emissora de rádio comunitária, formando mesa de diálogo com técnico, representante do poder público e cidadãos ao vivo e intervenção por telefone , discutindo temas educativos. Em parceria com o Teatro Popular de Ilhéus, realiza discussões de temas atuais com professores da academia, o público presente e intervenções artísticas que fazem conexão com os assuntos abordados.

Impacto em Políticas Públicas

A vida acontece nos municípios e a descentralização da gestão das políticas públicas vem aumentando consideravelmente e, é nesse cenário que a sociedade deve exercer papel ativo e decisivo, se fazendo presente. Estar presente nos espaços de governança, além de ser monitoramento, é a oportunidade para garantir o que está assegurado na Constituição Federal de 1988. Dessa forma, o INI se fazendo presente em Grupos de Trabalho para elaboração e implementação de políticas públicas no município garante e fomenta que a gestão do executivo seja participativa, publicizando a sua atuação e mobilizando, articulando e inspirando a população a também participar.

Finalidades


A coordenação de ações administrativas de coleta de dados e informações para municiar trabalhos de mobilização cívico-social;


A promoção e incentivo de grupos de trabalho e estudo para a discussão de temas cívico-sociais para a geração de propostas e alternativas de soluções;


A promoção da defesa de bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos;


O apoio a movimentos, iniciativas, projetos e programas que promovam o desenvolvimento sustentável, econômico, social e ambiental urbano, em especial da cidade de Ilhéus e região.


A promoção de estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito às atividades do INI.


O suporte à mobilização pública e ao desenvolvimento e fortalecimento de mecanismos de controle social e de engajamento da sociedade civil;


A promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais;


A promoção do desenvolvimento econômico e social e combate à pobreza;


A promoção de direitos estabelecidos e a construção de novos direitos;

Inspiração e valores que orientam as ações do INI

Para chegar a essa inspiração e aos valores, a equipe do INI discutiu o seu planejamento estratégico, definindo a sua Missão, Visão e Valores. Também foram desenvolvidas ideias que demonstram claramente qual a motivação das ações desenvolvidas no INI e quais os valores existentes em suas práticas diárias.

O Planejamento Estratégico abrange todos os projetos desenvolvidos, assim como, as ações necessárias para a viabilização dos mesmos durante o ano de 2014.

Dessa forma, foram decididos quais ações serão implementadas e em quais períodos do ano as mesmas ocorrerão. Espera-se com isso, uma maior organização e aumento de eficiência nas práticas executadas no Instituto Nossa Ilhéus diariamente.

selo_missao

Missão

Fortalecer a cidadania, a democracia participativa e o empreendedorismo, tendo por base a sustentabilidade e o monitoramento social.

 

selo_visao

Visão

Uma sociedade mais cidadã e participativa no território Litoral Sul da Bahia

selo_valores

Valores

Transparência, Honestidade, Responsabilidade Social, Responsabilidade Ambiental, Justiça, Respeito, Profissionalismo

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público

O INI é uma instituição com o título de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que foi fundada no dia 09 de março de 2012 pela empreendedora social Maria do Socorro Mendonça com a participação da jovem Morgana Krieger. Sendo uma instituição apartidária que tem como missão “fortalecer a cidadania, a democracia participativa e o empreendedorismo, tendo por base a sustentabilidade e o monitoramento social.”, vem, desde a sua fundação, promovendo através das suas ações, o fortalecimento de lideranças com o projeto “De Olho na Camara de Vereadores”, com o apoio a atividades que promovem o empreendorismo criativo e ainda atuando diretamente em iniciativas que sejam de controle social e combate à corrupção como a criação do “Fórum Permanente de Controle Social”.

Além da identificação de novas lideranças, o INI atua para a expansão da Rede Social de Cidades tendo suas principais atividades como referência para o Território Litoral Sul.

 

 

Para dimensionar a atuação do INI por meio do estímulo à participação da sociedade civil na co-produção do bem público, atuando nos diversos espaços de governança será necessário consideramos os desafios de atuar como organização não governamental e apresentar resultados de valores não mensuráveis. Nessa linha, o INI tem buscado aperfeiçoar a cultura de planejamento estratégico e operacional. Desde 2013 com o monitoramento das nossa ações, passamos a avaliar e redefinir, se necessário, o Plano de Ação para o segundo semestre, tendo em vista o próximo ano.

Todas as ações e conhecimentos são disseminados tendo sempre como objetivo o fortalecimento da sociedade civil organizadas e a democracia participativa.

Participação em Eventos em 2013

Todas as participações do INI em reuniões, eventos e palestras ministradas em 2013, foram computadas por eixo de atuação. Essa medida permitiu saber percentualmente o quanto de esforço foi empreendido em cada eixo por tipo de evento.

Reuniões

21.8% Controle Social

69.6% Impacto em P. Públicas

8.4% Educ. para Cidadania

Eventos

16.9% Controle Social

77.3% Impacto em P. Públicas

5.6% Educ. para Cidadania

Palestras

50% Controle Social

33.3% Impacto em P. Públicas

16.6% Educ. para Cidadania

Slide background

Quem Ama Participa

Monitoramento Social, Educação para Cidadania e Impacto em Políticas Públicas, estes são os temas de nossas causas, encontre a sua e participe.

Encontre sua causa