contato@nossailheus.org.br
InstitutoNossaIlheus
55 (73) 3017-1746

Notícia

FAQ do Google I/O Extended Ilhéus 2015

Google I/O Extended 2015 Ilhéus
Está ansioso(a) para o Google I/O Extended Ilhéus 2015 e quer saber tudo que vai rolar?

Sobre o evento: Vem aí: Google I/O Extended Ilhéus 2015

Clicando aqui você confirma sua participação: Inscrição no Google I/O Extended Ilhéus 2015.

Saiba tudo sobre a Hackatona e inscreva-se: Hackathon da Cidadania e do Empreendedorismo.

Saiba como foi o Google I/O Extended Ilhéus 2015, a maior conferência internacional do Google no Brasil e segunda maior Extended do mundo.

Tire todas as suas dúvidas em nossa lista de perguntas frequentes, também conhecido como FAQ:

O que é Google I/O Extended? E o Google I/O Extended Ilhéus 2015?

Google I/O Extended é um evento anual de tecnologia que acontece na sede do Google na Califórnia e simultaneamente, no ano passado, aconteceu em mais de 600 lugares em 90 países do mundo todo. Está em sua 7° edição para desenvolvedores, e pela primeira vez, o Google I/O Extended acontecerá na Bahia.  O evento é gratuito e o objetivo é fomentar o empreendedorismo digital, a economia criativa e a inovação tecnológica no Território Litoral Sul da Bahia. Buscamos promover o ativismo digital, o engajamento e a colaboração, visando a disseminação desses valores em nossa região.

Quando e onde?

O Google I/O Extended Ilhéus 2015 acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de Maio de 2015, no Auditório Paulo Souto, Universidade Estadual de Santa Cruz. Campus Soane Nazaré de Andrade, bairro Salobrinho, no Km 16, BR-415.

Quem pode participar?

O público alvo são os profissionais e estudantes das áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação, além de empresas, empreendedores, profissionais liberais de todas as áreas, Startups e incubadoras da área de Tecnologia. O primeiro dia do evento é bastante inclusivo e visionário para o público em geral. Com oficinas de noções básicas de programação e expertises para desenvolvermos empreendedorismo digital. Já iniciados, os geeks, nerds e apaixonados por tecnologia e comunicação se deliciarão com a programação do segundo e terceiro dia, como oficinas, palestras e transmissões mais específicas e a dedicação à Hackaton. Além do “Tech Demo”, um espaço de exposição tecnológica local e projetos bem sucedidos no mercado internacional. Ou seja, você é nosso público!

Como me inscrever?

O evento é gratuito! Para melhor recepcioná-los, é necessária realização da inscrição. Acesse o link http://nossailheus.org.br/googleextended/ e preencha um pequeno formulário. Logo após, você receberá em seu e-mail a confirmação e credencial do evento, lembrando que deverá ser levada impressa, para ter acesso, pois sua presença será computada pelo QR Code. E mais, os primeiros 300 inscritos receberão, no dia do evento, a camisa oficial do Google I/O Extended Ilhéus 2015. Inscreva-se já!

E a programação?

 

1° dia – 27/05:

08:30 | Auditório Paulo Souto – Cheking

09:00 | Auditório Paulo Souto – Abertura

09:50 | Auditório Paulo Souto – Palestra SEBRAE

10:50 | Auditório Paulo Souto – CEPEDI: Lei do Bem

11:50 | Auditório Paulo Souto – Intervenção cultural

12:10 | Pausa para o Almoço

14:00 | Auditório Paulo Souto – Lançamento da Hackaton

14:30 | Laboratório 1 – Curso Codecademy

Laboratório 2 – Curso Codecademy

Laboratório 3 – Curso Codecademy

Sala 4 – DCAC: Como abrir seu negócio Digital

Sala 5 – SEBRAE: Facebook e Instagram como estratégia de marketing para MPEs

Sala 6 – SEBRAE: Redes sociais e oportunidades de negócio

Sala 7 – SEBRAE: Como potencializar seu negócio por meio do e-commerce

Sala 8 – SEBRAE: Branding – Como fazer a gestão da marca com aplicação das novas tecnologias

16:00 | Laboratório 1 – Hackaton

Laboratório 2 – Hackaton

Laboratório 3 – Hackaton

16:15 | Oficinas das Empresas Juniores da UESC

Sala 1 – Empresa Júnior: Cia Jr

Sala 2 – Empresa Júnior: Life Jr

Sala 3 – Empresa Júnior: LEA Jr

Sala 4 – Empresa Júnior: Tecno Jr

Sala 5 – Empresa Júnior: Optimus Jr

18:00 | Pausa para o Jantar

19:00 | Auditório de Direito: SEBRAE: Aplicando Canvas em seu negócio

 

2° dia – 28/05:

08:30 | Auditório Paulo Souto – Intervenção Cultural

09:00 | Auditório Paulo Souto – GLOBO.COM: Cezar Espinola – Linguagem Go

10:00 | Auditório Paulo Souto – SEBRAE: Design Thinking

11:00 | Auditório Paulo Souto – Paco Ragageles

12:00 | Pausa para o Almoço

13:00 | Auditório Paulo Souto – Transmissão Google I/O Extended* + Painel**

13:00 | Laboratório 1 – Hackaton

Laboratório 2 – Hackaton

Laboratório 3 – Hackaton

18:00 | Pausa para o Jantar

19:00 | Auditório Paulo Souto – Transmissão Google I/O Extended + Painel

19:00 | Laboratório 1 – Hackatona

Laboratório 2 – Hackatona

Laboratório 3 – Hackatona

 

3° dia – 29/05:

08:30 | Auditório Paulo Souto – PAINEL com os Aplicativos: Vaso Sanguíneo, Siga Lei e Colab.re.

10:30 | Auditório Paulo Souto – PAINEL com MOVPAK, MetaMáquina e Drones

12:30 | Pausa para o almoço

13:00 | Auditório Paulo Souto – Transmissão Google I/O Extended

13:00 | Laboratório 1 – Hackatona

Laboratório 2 – Hackatona

Laboratório 3 – Hackatona

16:00 | Auditório Paulo Souto – Encerramento e Premiação da Hackatona

18:00 | Pausa para o jantar

19:00 | Auditório Paulo Souto – Transmissão Google I/O Extended Califórnia

20:30 | Auditório Paulo Souto –

Encerramento e Agradecimentos

 

* Transmissões com tradução simultânea por estudantes do curso Letras Estrangeiras Aplicadas (LEA). 

** Os temas do painel são definidos conforme programação disponibilizada pela Google 02 semanas da transmissão.

 

Quem está organizando Google I/O Extended Ilhéus 2015?

 

O Google I/O Extended Ilhéus 2015 foi idealizado pelo empreendedor digital Frank Farias. O Instituto Nossa Ilhéus, o SEBRAE e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), realizam o evento com o apoio do IFBA, Convention Bureau, Hotel Aldeia da Praia, Rotary Clube Bahia, CEPEDI, Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB, Oxy Aceleradora, Casilhero, Ruy Penalva, Pontal Alto, MetaMáquina, Instituto Arapyaú, Google Brasil, MovPak, e Campus Party.

Como ser monitor?

 

Alô, comunicadores! Vocês podem fazer parte da equipe de monitores do Google I/O Extended Ilhéus 2015. Cadastre-se pelo link http://nossailheus.org.br/googleextended/. As vagas são para as áreas de fotografia, vídeo e assessoria de impressa. Os monitores receberão refeição, camisas do evento e certificado de 40 horas.

Certificados e carga horária?

Todas as oficinas e palestras do Google I/O Extended de Ilhéus 2015 terão certificados contabilizadas em carga horária de 20 horas para participantes e 40 horas para monitores do evento.

Hospedagem e entretenimento?

Temos o hotel oficial do evento, Hotel Aldeia da Praia, com valores especiais para participantes do Google I/O Extended Ilhéus 2015. Diárias divididas em até 6x no cartão. E mais, estudantes e palestrantes tem acesso especial ao Music Bar Mar Aberto. Outro grande parceiro do evento é o Convention Bureau, uma organização de instituições que promovem o turismo.

Baixe aqui a tabela do Convention Bureau de pousadas, hotéis com diárias de R$60 – R$200.

E a alimentação?

As pausas para alimentação previstas na programação são por conta dos participantes. A própria UESC dispõe de cantinas com preços muito acessíveis e cardápio variado e ainda o restaurante universitário. Além disso, teremos na área externa ao Auditório Paulo Souto, criativos do Pontal e Hernani Sá ofertando seus produtos.

 

Por dentro das Oficinas e Palestrantes:

SEBRAE: O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) acreditando no potencial do empreendedorismo digital, na economia criativa e inovação tecnológica do Território Litoral Sul da Bahia, em conjunto com outros parceiros, realiza o Google I/O Extended Ilhéus 2015. No evento, o SEBRAE ministrará as seguintes palestras: “Facebook e Instagram como estratégia de marketing para MPEs”; “Redes sociais e oportunidades de negócio”; “Como potencializar seu negócio por meio do e-commerce”; “Branding – Como fazer a gestão da marca com aplicação das novas tecnologias”; “Aplicando Canvas em seu negócio” e “Design Thinking”. Confira na programação os dias e horários de cada oficina/palestra.

DCAC- UESC: O Departamento de Administração e Ciências Contábeis da UESC ministrará a oficina “Como abrir seu negócio Digital”. Um tema atual, que ajudará no empreendedorismo da região. Confira na programação o dia e horário da oficina.

Oficinas das Empresas Juniores da UESC: Cia Jr; Life Jr; LEA Jr; Tecno Jr; Optimus Jr: A Universidade Estadual de Santa Cruz é uma referência na formação profissional da região, por isso mesmo, os jovens universitários já exercitam suas habilidades em gestão nas Empresas Juniores da universidade. Através das palestras conheça as produções de cada empresa Júnior. Confira na programação o dia e os horários de cada oficina.

Curso CodAcademy: Essa oficina tem caráter introdutório ao universo da programação. São noções básicas e de codificação em linguagens como jQuery, Javascript, Python, Ruby, PHP, bem como as linguagens de marcação, incluindo HTML e CSS.  Habilitando que profissionais e amadores participem da Hackathon Cidadã Ilhéus.

“Linguagem Go” por Cezar Espinola: A linguagem Go é relativamente recente, foi divulgada ao público em Novembro de 2009 e desde então seu uso vem crescendo em diversos cenários. A linguagem, desenvolvida pelo Google, tem entre seus idealizadores Ken Thompson (criador do Unix) e Rob Pike (Plan 9 e Unix). O Go é uma linguagem compilada diretamente para código nativo, e incorpora funcionalidades modernas ao mesmo tempo em que foca em ter poucos conceitos, ser simples e não ambígua. Ela possui tipagem estática, um garbage collector e possui primitivos de concorrência nativos: goroutines (processos leves), channels e select.

Essa palestra irá falar sobre o funcionamento da linguagem, suas principais funcionalidades, e algumas das ferramentas disponíveis em seu ecossistema. Cezar Sá Espinola é ilheense. Um apaixonado desenvolvedor de software, ficção científica e trabalha com linguagem go diariamente no GLOBO.COM. A oficina será realizada no dia 28, ás 9h.

Hangout com Paco Ragageles: Paco é presidente da Futura Networks e co-fundador dos maiores eventos de tecnologia do mundo, as Campus Party. No dia 28, ás 11h, teremos a participação dele via Hangout num bate-papo interativo sobre tecnologias e empreendedorismo digital.

Aplicativo Vaso Sanguíneo: Os doutorandos em mecatrônica da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Rafael Lopes e Galdir Reges desenvolveram um dispositivo que permite a visualização dos vasos sanguíneos antes da perfuração. O invento, composto por celular com câmera, um aplicativo de tratamento de imagens, spot e filtro de luz infravermelha, está em fase de aperfeiçoamento, mas já rendeu o primeiro lugar no concurso “Ideias Inovadoras 2013”, realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). No dia 29, ás 08h30, eles estão no Google I/O Extended Ilhéus 2015.

Aplicativo Siga Lei: Em sua primeira versão, o aplicativo SigaLei permite ao cidadão buscar e acompanhar os projetos de lei que estão em discussão no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, sendo notificado em seu celular toda vez que há uma atualização nos projetos de seu interesse. Além do acompanhamento de leis, o aplicativo também fornece estatísticas relevantes sobre as atividades do legislativo, como a quantidade de leis apresentadas por ano e a proporção entre os projetos de leis que estão em tramitação e os que de fato viraram leis. Danilo Oliveira é o idealizador e fundador do SigaLei e estará no painel do dia 29, ás 08h30 no Google I/O Extended de Ilhéus  2015. 

Aplicativo Colab.re.: Colab, criado no começo de 2013, é um aplicativo brasileiro que tem como objetivo facilitar a comunicação entre a população e os governos municipais, incentivando melhorias nas cidades brasileiras. Nele, os usuários podem fiscalizar a sua cidade, publicando problemas do espaço urbano ou ainda propor melhorias. O serviço, eleito pela News Cities Foundation como melhor aplicativo urbano do mundo, foi fundado por cinco jovens empreendedores pernambucanos – Bruno Aracaty, Gustavo Maia, Josemando Sobral, Paulo Pandolfi e Vítor Guedes. O Colab estará no painel do dia 29, ás 08h30 no Google I/O Extended de Ilhéus 2015.

 MetaMáquina: A Metamáquina é a primeira fabricante de impressoras 3D de hardware e software aberto do país. Além das vendas de máquinas, trabalham com educação em tecnologias, prestação de serviços e projetos de desenvolvimento de aplicações para marketing. Metamáquina estará no Google I/O Extended Ilhéus 2015, será apresentada pelo Guilherme Vaz, dia 29 ás 10h30.

Movpak: O Movpak é a primeira mochila transporte elétrico do mundo, uma solução inovadora para melhorar a mobilidade urbana. O Movpak é o primeiro veículo-mochila-elétrico do mundo capaz de alcançar 30km/h com uma autonomia de até 20 km por carga e zero emissão de CO2. E o melhor o consumo é de R$0,06 a cada 100 km! O Movpak estará no Google I/O Extended Ilhéus 2015, será apresentada pelo Ivo Henrique Machado, dia 29 ás 10h30.

Transmissões do Google I/O Extended Califórnia – EUA: As transmissões terão tradução simultânea por estudantes do curso Letras Estrangeiras Aplicadas (LEA) da UESC. Os temas do painel são definidos conforme programação disponibilizada pela Google 02 semanas da transmissão. Aguardem, muita coisa boa vem aí!

Redes sociais e aplicativos?

Curta a fanpage do Instituto Nossa Ilhéus, acompanhe o evento.

Poste, compartilhe, Use as hashtags:
‪#‎GoogleIlheus
‪#‎io15extended
#HackathonIlheus.

 

Sobre o evento: Vem aí: Google I/O Extended Ilhéus 2015
Clicando aqui você confirma sua participação: Inscrição no Google I/O Extended Ilhéus 2015.
Saiba tudo sobre a Hackatona e inscreva-se: Hackathon da Cidadania e do Empreendedorismo.

Alguma dúvida? Comente abaixo.

Te esperamos no Google I/O Extended Ilhéus 2015!

 

logo IF Baiano logo Instituto Arapyaú logo Google Brasl logo MovPak logo UESC Brasão logo Campus Party logo Sebrae Instituto Nossa Ilhéus

Saiba como foi o Google I/O Extended Ilhéus 2015, a maior conferência internacional do Google no Brasil e segunda maior do mundo.

4 Respostas

  1. Pingback : Ilhéus sediará evento mundial de tecnologia

  2. Pingback : Ilhéus sedia evento mundial de tecnologia | IGUAIMIX // O Portal da Cidade de Iguaí . Bahia

Deixe um comentário