Notícia

Aconteceu: Oficina Participativa de Desenvolvimento Urbano de Ilhéus e “Cidades Criativas”

 

Ilhéus será representada em concurso internacional de desenvolvimento urbano.oficina participativa de planejamento urbano  courb (4)

O Instituto Nossa Ilhéus, em parceria com o O coURB – Instituto de Desenvolvimento Urbano realizou no dia 28/07 e 30/07, na Sala de Convenções do Hotel La Dolce Vita as Oficinas Participativa de Desenvolvimento Urbano de Ilhéus. O eventos foram oportunidades para que cidadãos, lideranças comunitárias, de pré-Candidatos ao legislativo e ao executivo municipal de Ilhéus interagirem, sonharem e discutir sobre o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida através das reflexões sobre o passado e futuro para Ilhéus.

A cidade é das e para as pessoas. (Ruy Penalva)

O coURB – Instituto de Desenvolvimento Urbano auxilia cidades e comunidades a desenvolver soluções urbanas de baixo custo com projetos que podem trazer significativas melhorias para a população.  É portanto, uma Organização sem fins lucrativos. com o objetivo de criar ambientes saudáveis e aumentar a qualidade de vida por meio do engajamento local.

Oficina Participativa de Desenvolvimento Urbano de Ilheus coA escolha de Ilhéus ocorreu por atender as características de ser uma cidade de médio porte, possuir uma sociedade civil organizada e por sua importância paisagística, cultural e histórica. Em contrapartida, o coURB – Instituto de Desenvolvimento Urbano elaborará um projeto de desenvolvimento urbano para nossa cidade. É importante salientar que as oficinas de planejamento urbano respeitam as leis municipais e visam dialogar com o executivo. Contribuindo assim como a proposta de novos, estratégicos e sustentáveis caminhos para o uma Ilhéus bem sucedida.

Também foi encaminhado á Prefeitura de Ilhéus um ofício solicitando a participação e apoio do poder público no projeto. Clique aqui.

Quem Participou da Oficina?

A lista completa de participantes inclui Adrián Flores Bustamante Filho (Pré Candidato a Vereador), Adriana de Jesus (Instituto Projeto Ondas), Adriana Santos Caldas (Estudante de Arquitetura e Urbanismo), Celinha Cardoso (Representante da Associação dos Diabéticos), Cintia Fontes (Professora na Escola Rui Barbosa), Eduardo Rocha Santos (Pré Candidato a Vereador), Eli Anderson Lopes Souza (Estudante) Elias Cardoso da Silva (Graduando do Curso de Arquitetura e Urbanismo), Elias Reis (Presidente do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus), Eulina Lavigne (Diretora Administrativo Financeira do Instituto Nossa Ilhéus), Fabio Moura (Arquiteto Urbanista), Felippe Guimarães Carvalhaes (Estudante de economia na Universidade Estadual de Santa Cruz), Gabriel Ferreira Silva (Estudante IFBA-Campus Ilhéus), Gabriel Siqueira (Gerente de Comunicação do Instituto Nossa Ilhéus), Geraldine Belmont (ONG Amparo Melhor), Geraldino Nascimento Rocha (Secretário Geral do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus), Gilvandro Gomes Dora (Radialista), Ivo Evangelista (Vereador), Jaqueline França (Acadêmica da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB), Jocélio de Jesus (Instituto Projeto Ondas), José Nazal Pacheco Soub (Presidente do Instituto Histórico e Geográfico e Pré candidato a Prefeito), José Rezende de Mendonça (Memorialista e cartógrafo), José Vivaldo Mendonça (Agrônomo e Pré candidato ao executivo do município), Luigi Massa (Pousada La Dolce Vita), Luiz Henrique Uaquim da Silva (Arquiteto, Agricultor e Pré-candidato a Prefeito), Makrisi de Angeli (Representante da Associação dos Moradores do Teotônio Vilela), Márcia Regina Torres (Costa do Cacau Convention Bureau), Marcia Regina Woichekoski Vontroba (Associação dos Cabaneiros da Praia do Sul) Maria do Socorro Bezerra (Representante da Associação dos Moradores de Nossa Senhora da Vitória) Odailson Lelis Aranha (Presidente da Associação dos Criativos do Hernani Sá), Shalimar Portela (AMBIENTAL BR RESÍDUOS LTDA ME), Tamires Costa (Estudante na Instituição IFBA-Campus Ilhéus), Tássia Teixera Medeiros (Moradora do Pontal), Valério Bomfim (Sindatran Ba- Sindicato dos Agentes de Trânsito do Estado da Bahia), Vandilson Gomes (Secretário Geral da Associação de Moradores do Basílio), Vinicius Rodrigues (Estudante), Maria do Carmo (Associação Filtro dos Sonhos), Maria Cristina Rangel (UESC – Geógrafa), Vilomar Simões Ramos (IFAL – Instituto Federal – Hotelaria) e Jorge Fonseca (Associação Cabaneiros da Praia do Sul).

Os participantes foram convidados a fazer um diagnóstico do município atualmente, assim como planejar o futuro que desejam para Ilhéus. As técnicas usadas foram Mapa Mental e Poema dos Desejos, e as contribuições poderiam ser feitas em forma de desenhos e texto. Uma pequena amostra pode ser vista no final da postagem.

Dentre as ilustres presença que participaram da oficina, destacamos Jorge Melguizo, ex-Secretário de Cultura de Medelin, na Colômbia, que no dia seguinte, 29 de julho, realizou a palestra gratuita “Cidades Criativas“, na abertura da 3ª Jornada de Oportunidades Negócios da Floresta promovido pelo SEBRAE  em parceria com Instituto Cabruca e Instituto Arapyaú. Na palestra “Cidades Criativas”, o Instituto Nossa Ilhéus foi mencionado várias vezes como um caso de sucesso.

Sobre Jorge Melguizo

Jornada de Oportunidades Negocios da Floresta 1

Jorge Melguizo é consultor internacional, jornalista e político. Foi um dos principais responsáveis pelas mudanças da cidade de Medellín, na Colômbia. Durante as décadas de 90 e 2000, a cidade colombiana era conhecida como a mais violenta do mundo. Como secretário de cultura cidadã e secretário de desenvolvimento social da prefeitura de Medellín entre 2005 e 2010, colocou a cultura e a educação como principais instrumentos no desenvolvimento social do município, Medellín conseguiu, nos últimos 10 anos, se transformar em sinônimo de mudança urbana, social, educativa e cultural.
Atualmente, Melguizo coordena a Cátedra Medellín-Barcelona pela Fundação Kreanta, colabora com a Plataforma Puente e com a Rede Latino-americana de Arte para a Transformação Social. É consultor internacional na área da cultura, economia criativa, educação cidadã, convivência, gestão pública, comunicação, responsabilidade social e empresarial.
Jornada de Oportunidades Negocios da Floresta 3
 Viver em comunidade é unir forças individuais para o crescimento do coletivo. (Odailson Aranha)

Próximos Passos do cuURB

No dia 04 de agosto foi realizada também uma reunião com o poder público, e estavam presentes os Secretários de Relações Institucionais, de Meio Ambiente e Urbanismo e representantes da Gestão Ambiental e de Controle e Uso do Solo. Neste encontro, os secretários demonstraram seu apoio e interesse para o desenvolvimento do projeto.

Neste momento, o Instituto coURB está aprofundando o diagnóstico da cidade, mapeando áreas públicas, equipamentos, áreas naturais e mobilidade, no intuito de delimitar o escopo da atuação em Ilhéus, isto é, da área a ser trabalhada e dos objetivos a serem alcançados. O projeto deverá ser entregue até o dia 15 de setembro, e os resultados estão previstos para o fim de setembro. O Instituto coURB, durante todo o processo estará se comunicando com a sociedade civil e ao poder público ilheense sobre o projeto a ser apresentado. Caso tenha interesse em receber as novidades do projeto, envie email para contato@courb.org, com o título Notícias do Projeto de Ilhéus.

O mês de julho teve uma agenda recheada de encontros, aprendizados e troca de conhecimentos. Quer saber mais sobre a agenda INI, suas dicas de programações ou ainda sobre a legislativo e executivo de Ilhéus? Acompanhe nossas redes sociais. Quem ama, participa!

Amostra de Colaboração por meio de Modelos Mentais e Poemas dos Desejos

Planejamento Urbano ColaborativoPlanejamento Urbano ColaborativoPlanejamento Urbano ColaborativoPlanejamento Urbano ColaborativoPlanejamento Urbano ColaborativoPlanejamento Urbano ColaborativoPlanejamento Urbano Colaborativo