Notícia

Novo Presidente da Câmara encontra o Instituto Nossa Ilhéus

Mesa Diretora da Câmara de Vereadores recebe a sociedade civil organizada

O novo Presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Tarcísio Paixão, recebeu representantes do Instituto Nossa Ilhéus hoje, 16 de Janeiro, pela manhã. O encontro foi motivado pelo Instituto Nossa Ilhéus, que encaminhou ofício solicitando uma audiência  com a nova Mesa Diretora da Câmara, eleita em 10 de Dezembro de 2014 e empossada em 2 de Fevereiro de 2015.

O objetivo principal da reunião foi apresentar e discutir os resultados da causa De Olho na Câmara de Vereadores de Ilhéus, por meio da qual o instituto monitora o poder legislativo municipal desde 2012. O recém-empossado Presidente da Câmara afirmou seu compromisso com a Lei de Acesso à Informação e assegurou que sua gestão vai priorizar a Transparência.

Maria do Socorro Mendonça, Diretora Presidente do Instituto Nossa Ilhéus, mostrou os resultados do monitoramento social realizado pelo instituto. Socorro lamentou a repercussão negativa gerada pelo mau desempenho dos vereadores de Ilhéus, como observada após as apresentações realizadas pelo INI no encontro da RAPS – Rede de Ação Política pela Sustentabilidade, no Exame Fórum de Sustentabilidade e no Encontro Anual da Rede Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis, todas realizadas no final do ano passado.

Após receber essas informações, o recém empossado Presidente da Câmara teve que reconhecer que a Casa  agora sob sua presidência precisa estar melhor organizada.

Entre os compromissos que o Presidente da Câmara de Vereadores Tarcísio Paixão firmou no dia de hoje, destacamos:

  • Revisar e atualizar o Regimento Interno da Câmara de Vereadores, adequando-o a Lei de Acesso à Informação;
  • Lançar o Portal de Transparência (que já esteve online mas foi desativado) e o site oficial da Câmara Municipal de Ilhéus em 18 de Fevereiro desse ano;
  • Transmissão ao vivo das sessões da Câmara de Vereadores;
  • Organizar o arcabouço legal do município, tendo em vista que, atualmente, quem buscar a LOMI – Lei Orgânica do Município de Ilhéus, para nortear qualquer ação poderá encontrar dificuldades, pois existem muitas Emendas que não estão constando na mesma;
  • Abrir as reuniões das Comissões Temáticas para a participação de qualquer cidadão, inclusive com direito a voz, como reza a legislação.

No entanto, por ter acabado de assumir a presidência da Câmara de Vereadores, Tarcísio Paixão evitou firmar compromissos demais, reafirmando que precisa organizar a casa primeiro.

Representando a nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Ilhéus, estiveram presentes, além do Presidente da Câmara,o 1º Secretário Valmir Freitas e o Assessor de Imprensa da Câmara, o ex-vereador Zerinaldo Marcolino Sena.

O Instituto Nossa Ilhéus foi representado por sua Diretora Presidente, Maria do Socorro Mendonça, pela recém empossada Diretora Administrativo Financeira Eulina M. Lavigne e pelos cidadãos Victor Kruschewsky, Bacharel em Jornalismo, e Adrián (Zito) Flores Filho, Administrador. O novo Gerente de Comunicação do INI, Gabriel Siqueira, acompanhou a reunião via hangout, direto de Florianópolis.

Novo Presidente da Câmara de Vereadores recebe o Instituto Nossa Ilhéus

Da esq. para a dir: Zerinaldo Marcolino Sena (Assessor de Imprensa da Câmara), Tarcísio Paixão (Presidente da Câmara), Maria do Socorro Mendonça (Diretora Presidente do INI), Eulina M. Lavigne (Diretora Administrativo Financeira do INI), Valmir Freitas (1.º Secretário da Câmara) e Ádrian Flores (administrador). Crédito da Foto: Victor Kruschewsky.

O Instituto Nossa Ilhéus saúda a nova mesa diretora e reforça seu compromisso com o monitoramento social, por meio da causa De Olho na Câmara.

Leave a Reply