Notícia

Mais quatro municípios do Litoral Sul foram apresentados ao Programa Cidades Sustentáveis

Uruçuca_PCS_29_07_16_ft Tacila Mendes (10)Pré-candidatos a vereador e prefeito de Ilhéus, Ubaitaba, Uruçuca e Itacaré participaram, na última quinta e sexta-feira (28 e 29), da apresentação do Programa Cidades Sustentáveis, uma iniciativa apartidária da sociedade civil que já conta com a adesão de 300 municípios brasileiros. Os encontros foram promovidos pelo Instituto Nossa Ilhéus (INI) e conduzidos pelo assessor do Programa e diretor da Escola de Governo de São Paulo, Américo Sampaio. Diversos setores da sociedade civil também marcaram presença nas quatro cidades.

Américo explicou como o Programa atua e como se dá a eficácia na gestão pautada em indicadores – dados que mostram se o município tem melhorado ou não em diversas áreas. Com esses números, a população e os gestores podem ver, por exemplo, se a qualidade da saúde e de outros setores está melhor ou pior, acompanhar os desempenhos das secretarias, estudar possíveis causas e atuar de forma mais assertiva e econômica para a solução dos problemas.

“Um gestor municipal trabalhar sem indicadores é como um piloto que entra na cabine sem um plano de vôo e sem saber do que se tratam aqueles dados todos que estão no painel. Ele não sabe onde está, nem para onde vai”, exemplificou o palestrante. Outras duas ferramentas foram apresentadas: a Plataforma, onde todos esses dados serão disponibilizados na internet, e o Banco de Boas Práticas, com exemplos de cidades que resolveram problemas e que hoje são referências. Todas as ferramentas são gratuitas para os municípios, basta que o gestor assine a carta-compromisso para receber o suporte do Programa na capacitação de servidores que irão atualizar a Plataforma periodicamente.

Em Ilhéus, o encontro aconteceu na Academia de Letras e despertou interesse do público para questões como paridade de gênero no governo e nos conselhos, indicadores referentes à qualidade da educação e a realização do que os candidatos se comprometeram ao assinar a carta em 2012. Na ocasião, o coordenador executivo da Associação de Municípios da Região Cacaueira (AMURC), Luciano Veiga, apresentou o trabalho do Comitê de Produtores de Água e a urgente necessidade da implementação do Pagamento por Serviços Ambientais para a recuperação de nascentes, uma solução inteligente para a crise hídrica na região.

Ubaitaba_PCS_28_07_16_Ft Tacila Mendes (5)Em Ubaitaba, dirigentes de partidos já assinaram a carta-compromisso comprometendo-se a mobilizar seus pré-candidatos a prefeito a assinarem a carta para adotar o Programa, e os pré-candidatos a vereador para o terem como referência em sua ação parlamentar. A necessidade de estabelecer metas para as principais áreas que precisam de mais atenção na cidade, como transporte, perda de água limpa na distribuição, emprego, entre outros, foram temas considerados urgentes pelos participantes.

A presença de quatro pré-candidatos a prefeito e diversos candidatos a vereador, além da grande participação da sociedade civil, foi a marca da apresentação do Programa em Uruçuca, dia 29. Já em Serra Grande, no mesmo dia, candidatos de Itacaré estiveram presentes e também assinaram a carta-compromisso do partido. A ideia de entrar no padrão de desenvolvimento estabelecido pela Organização das Nações Unidas e atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável até 2030 animou os pré-candidatos.

Indicadores para um melhor planejamento das gestões das cidades

A presidente do INI, Maria do Socorro Mendonça, destacou que os indicadores serão entregues no dia 05 de setembro, na UESC, no grande evento Território Litoral Sul MAIS Sustentável, que vai reunir os candidatos dos 26 municípios do Território Litoral Sul.

“Esses dados servirão para a elaboração das peças orçamentárias dos municípios – PPA (Plano Plurianual), a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a LOA (Lei Orçamentária Anual), além do Plano de Metas – que são aprovadas pela Câmara geralmente até o mês de julho do primeiro ano de cada gestão. Tudo que o gestor faz durante o seu mandato tem que estar previsto nessas peças. Por isso, o INI vai entregar a todos eles esses dados, que é um panorama de 2009 a 2015 e que mostram, em números, em que aspectos os municípios melhoram ou pioraram. A partir daí, fica bem mais prático e eficiente o processo de elaboração das políticas públicas que aumentem a qualidade de vida da população em todas as dimensões”, explicou.

Veja como foi a apresentação para os municípios do Consórcio de Municípios da Mata Atlântica, em Santa Luzia

 

Instituto Nossa Ilhéus – Fundado em 09 de março de 2012, o INI é uma iniciativa da sociedade civil organizada, apartidária com o título de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.  Busca a aproximação da sociedade civil e do poder público em suas ações, tendo como eixos de atuação a Educação para Cidadania, o Monitoramento Social e o Impacto em Políticas Públicas. Atua no sentido de promover o impacto social que educa e, para isso, promove o monitoramento social, mobilizando e intervindo na realidade política e social do município. O Instituto, estando aberto a todos que desejem engajar-se em suas atividades. Localiza-se na Rua Eustáquio Bastos, nº 126, 8º andar do Edifício Kauffman, no Centro, em Ilhéus. Acompanhe também a fanpage facebook.com/InstitutoNossaIlheus

Programa Cidades Sustentáveis – É uma iniciativa de três organizações da sociedade civil –Rede Nossa São Paulo, Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis e o Instituto Ethos –, que oferece uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda e um banco de práticas com casos exemplares nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos municípios. Acesse e conheça o Guia da Gestão Pública Sustentável www.cidadessustentaveis.org.br/gps. O Instituto Nossa Ilhéus compõe a Secretaria Colegiada da Rede Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis.

Confira a galeria de fotos dos encontros nos quatro municípios. Fotos: Tacila Mendes/Ascom INI

          EM ILHÉUS

 

 

       EM UBAITABA

 

 

           EM URUÇUCA

 

 

          EM SERRA GRANDE

 

Leave a Reply