Notícia

Instituto Nossa Ilhéus participa de oficina para elaboração do Plano de Desenvolvimento Territorial

 

14964268_1548451675172005_751722386_o“O espaço de governança do território derruba barreiras geográficas e nos permite respeitar a diversidade em todas as dimensões, pensando e agindo como um só povo. Fazer parte dessa construção é motivo de grande honra”, comentou a presidente do Instituto Nossa Ilhéus (INI), Maria do Socorro Mendonça, que foi uma das moderadoras da II Oficina de Atualização do Plano de Desenvolvimento Territorial, evento que reuniu diversos segmentos do Território Litoral Sul, dia 25 de outubro, no Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna.

A abertura da oficina contou com a presença de Luciano Veiga, da AMURC/Consorcio; de Cinira Fernandes, CDSNEDET/IFBaiano; do coordenador do Colegiado Territorial, Carlos Alberto (Garotinho); de Aparecida Oliva, do Consórcio CIMA, de Vanduy Cordeiro, da SEPLAN; e de Washington Cerqueira, da CET.

Durante a evento, grande parte das discussões abordou a necessidade de elaborar um plano consistente e possível de ser realizado, no qual se pode cobrar a consolidação de projetos e ações para o território, pelo governo federal. Para isso, foram desenvolvidas quatro dimensões em grupos: Socioeconômica; Ambiental; Sociocultural e Educacional; e Político-Institucional. Como moderadores representantes, além da presidente do INI, atuaram os professores da UESC, João Carlos Pádua, Valter Alves Nascimento e Samuel Leandro Mattos.

Os grupos participantes das oficinas apresentaram as propostas elaboradas e as estratégias de ação para o fomento do Plano Territorial. E, mais uma vez, foi destaque a importância de envolver mais as entidades para a contribuição desse processo que beneficiará toda nossa região sul da Bahia.

Leave a Reply