Notícia

Instituto Nossa Ilhéus divulga relatório de atividades de 2015

foto de perfil setembro new

O Instituto Nossa Ilhéus (INI) publica e divulga amplamente o relatório de atividades referente ao ano de 2015, permitindo à população o acesso às informações sobre as ações que permitiram realizar impactos nos eixos com os quais trabalha – Educação para a Cidadania, Impacto em Políticas Públicas e Monitoramento Social – além da atuação em redes de articulação que fortalecem sua atuação em âmbito local, nacional e internacional. No documento, também é possível encontrar informações sobre a estrutura do instituto, os parceiros e apoiadores, indicadores de impacto, demonstrativos financeiros e a prestação de contas.

“Chegar ao quarto ano atuando com transparência nas nossas ações muito nos honra, por estarmos cumprindo o que nos propusemos realizar. Além disso, transparência também é dever de toda instituição voltada para a melhoria da qualidade de vida para todos e isso independe de receber ou não recursos públicos”, comenta a diretora-presidente do INI, Maria do Socorro Mendonça, que reforça o compromisso trabalhar por uma Ilhéus melhor e mais participativa, através do monitoramento das ações do poder público.

O relatório é dividido em ações que fazem parte de três eixos que norteiam as atividades do INI. No eixo Educação para Cidadania são destaques as oficinas do “Cultivando Cidadania” que mobilizaram cerca de 300 jovens com interesses diversos como a busca pelo primeiro emprego e o aprofundamento em tecnologia. Além disso, foram realizados quase 50 programas de rádio “Cidadania em Debate” e transmissões ao vivo, pela internet, de eventos com convidados reconhecidos local e nacionalmente.

Já as ações do eixo de Monitoramento Social buscam provocar, articular e oportunizar a ocupação dos cidadãos nos espaços de governança. A principal metodologia é o “De Olho na Câmara de Vereadores”, um monitoramento precursor do legislativo municipal, que promove a transparência das ações realizadas pela Câmara de Vereadores de Ilhéus. São realizadas tanto transmissões de vídeo, em tempo real, das sessões legislativas, como a disponibilização dessas filmagens para o público acessar quando necessário, no Youtube. Publicação de relatórios semestrais e conteúdos exclusivos da produção dos vereadores também fazem parte dessa metodologia. Outras ações deste eixo como as de combate à corrupção, em parceria com o Ministério Público podem ser destacadas.

Já no terceiro eixo, Impacto em Políticas Públicas, baseados nos indicadores sociais, o INI contribui ativamente em grupos de trabalho para elaboração e implementação de políticas públicas no município, como o desenvolvimento rural e pesqueiro sustentável; os resíduos sólidos, no qual apoia a COOLIMPA – Cooperativa Consciência Limpa; além da realização de oficinas sobre monitoramento de serviços públicos na cidade através do desenvolvimento de aplicativos para celulares.

O documento também pontua atividades realizadas para o fortalecimento do empreendedorismo, como o Pontal Criativo, o Google I/O Extended Ilhéus; e de Sustentabilidade, como o Festival Esperança-Conduru e as campanhas contra o aparelhamento do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema); em defesa do Litoral Norte de Ilhéus; e pela neutralização das emissões de CO2. O INI também representou Ilhéus em eventos Brasil afora e foi tema de estudo de caso no Festival Latino, na Alemanha.

Clique e confira o Relatório de Atividades INI 2015 completo

Instituto Nossa Ilhéus – Fundado em 09 de março de 2012, o INI é uma iniciativa da sociedade civil organizada, apartidária com o título de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.  Busca a aproximação da sociedade civil e do poder público em suas ações, tendo como eixos de atuação a Educação para Cidadania, o Monitoramento Social e o Impacto em Políticas Públicas. Atua no sentido de promover o impacto social que educa e, para isso, promove o monitoramento social, mobilizando e intervindo na realidade política e social do município. O Instituto, estando aberto a todos que desejem engajar-se em suas atividades. Localiza-se na Rua Eustáquio Bastos, nº 126, 8º andar do Edifício Kauffman, no Centro, em Ilhéus. Acompanhe também a fanpage facebook.com/InstitutoNossaIlheus

Leave a Reply