Notícia

Instituto Nossa Ilhéus divulga a programação da Semana de Mobilidade

Divulgação

Pensar em uma mobilidade inteligente que acompanhe as mudanças socioeconômicas e geográficas pelas quais a cidade está passando. Este é o objetivo da programação da Semana de Mobilidade, promovida pelo Instituto Nossa Ilhéus (INI), que vai acontecer de 14 a 24 de setembro. Debates, júri de cidadãos, concursos de fotografia e de arquitetura e urbanismo, bicicletaço e atividades nas ruas movimentarão diversos pontos da cidade nesse período. A programação é gratuita e faz parte do projeto da União Europeia “Orçamento e Direito à Cidade – Fortalecimento e Organizações da Sociedade Civil para Monitoramento e Incidência na Política de Mobilidade Urbana”, coordenado pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC), que busca fortalecer políticas de mobilidade urbana no Brasil.

A Semana de Mobilidade ocorre em alinhamento com as ações da Semana do Trânsito, realizada pela Prefeitura de Ilhéus. Tem como foco discutir soluções para uma melhor mobilidade – entendida de forma mais ampla, para além do trânsito e do transporte público, abarcando também a preocupação com a ocupação do espaço, acessibilidade, segurança, qualidade da malha viária e das calçadas, transportes coletivos e alternativos, o maciço de veículos particulares, regulamentação de transportes privados de passageiros e dos mototaxistas.

 

Programação diversa

Entendendo que as cidades são para as pessoas, o INI já lançou o concurso VivaAcidade, voltado para estudantes de Arquitetura e Urbanismo que podem apresentar propostas criativas para a revitalização da área referente à Poligonal que compreende as Ruas Araújo Pinho e Santos Dumont. Outro concurso que promete dar que falar é o “Essa Rua tem história”. A ação vai oportunizar 480 alunos do ensino fundamental a participarem de caminhadas guiadas pelo Centro, buscando o conhecimento da história das personalidades cujos nomes denominam as ruas da cidade. As selfies serão publicadas nas redes sociais junto com as informações sobre os nomes das ruas, sendo que a mais curtida será premiada no dia 22.

Para iniciar oficialmente a programação da Semana de Mobilidade, nos dias 14 e 15, será realizada pela primeira vez no Brasil, a metodologia Mini-Público, do Delibera Brasil, uma espécie de júri de cidadãos que vai reunir pessoas de diversos segmentos e pontos da cidade, para discutir a regulamentação dos mototaxistas e do táxi-lotação, no Plenário da Câmara de Vereadores. O objetivo desta ação, que terá Ilhéus como projeto piloto, é subsidiar, orientar e complementar instâncias de definição de políticas públicas para o setor. O Prefeito de Ilhéus receberá, ao fim da Semana, o Projeto vencedor do VivaAcidade, Plano Ativa Ilhéus – que apresenta um projeto para uma ciclovia ligando a zona norte da cidade à zona sul – e o resultado da deliberação do Mini-Público.

Outro espaço de debates será a Tenda Teatro Popular de Ilhéus, onde acontecerá, entre os dias 19 e 21, sempre às 19h, mais uma série de “Improviso, Oxente!” – mesa-redonda com intervenções artísticas. O público geral irá discutir, com a presença de especialistas, temas como acessibilidade, cidade para pessoas, mobilidade em bicicleta e requalificação do quarteirão Jorge Amado, além de conhecer o que está previsto no PPA 2018-2021, entregue pelo Executivo ao Legislativo para discussão e aprovação até 15 de dezembro deste ano.

Buscando, ainda, estimular a reflexão sobre um melhor uso do espaço público, serão fechadas ruas para realização de atividades lúdicas, estacionadas cadeiras de roda em locais públicos, e realizado um bicicletaço, saindo do Hernane Sá até o Centro, na manhã do dia 24.

Parceiros

A Semana de Mobilidade tem como parceiros a Associação Beneficente dos Deficientes Físicos de Ilhéus (ABEDEFI), Associação de Deficientes Físicos de Ilhéus (ADEFI), Casa de Apoio aos Deficientes Físicos (CADEFI), Associação Moradores Hernani Sá, e Associação Ciclistas de Ilhéus, Delibera Brasil, Câmara de Vereadores de Ilhéus, Secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (SEPLANDES), Infraestrutura Transporte e Transito (SEINFRA) e a Diretoria de Transporte e Trânsito (SUTRAN), e Educação (SEDUC) Polícia Militar, Universidade Estadual de Santa Cruz, Teatro Popular de Ilhéus, SEBRAE, CONDER, Hotéis Tororomba e Village Indaiá, Rotary Club Jorge Amado, Rotary Club de Ilhéus, Serviço de Assistência Familiar (SAF), Faculdade Madre Thaís, UNIME, Goca Moreno e Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP do Chocolate Nelson Schaun). Para mais informações, acesse www.nossailheus.org.br

Instituto Nossa Ilhéus – Fundado em 09 de março de 2012, o INI é uma iniciativa da sociedade civil organizada, apartidária com o título de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Busca a aproximação da sociedade civil e do poder público em suas ações, tendo como eixos de atuação a Educação para Cidadania, o Monitoramento Social e o Impacto em Políticas Públicas.

Atua no sentido de promover o impacto social que educa e, para isso, promove o monitoramento social, por meio do projeto “De Olho na Câmara”, que filma e transmite as sessões ao vivo pelo www.youtube.com/nossailheus, e faz um levantamento da produção legislativa periodicamente. O Instituto está aberto a todos que desejem engajar-se em suas atividades. Localiza-se na Rua Eustáquio Bastos, nº 126, 8º andar do Edifício Kauffman, no Centro, em Ilhéus. Acompanhe pelo site, fanpage facebook.com/InstitutoNossaIlheus e pelo Instagram @nossailheus.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO NA ÍNTEGRA:

14 e 15/09 | 8h às 12h e 13 às 17h
Projeto piloto do DeliberaBR – Mini-Público, que vai discutir com a sociedade civil a regulamentação de Moto-táxis em Ilhéus

Inscreva-se para participar: https://pt.surveymonkey.com/r/deliberailheus
Local: Plenário da Câmara de Vereadores de Ilhéus

Inscrições até 15/09
Concurso de Ideias de Arquitetura “VivaAcidade” – Voltado para alunos de arquitetura, que apresentem soluções criativas e inovadoras para a revitalização da área central de Ilhéus, na Poligonal que compreende as Ruas Araújo Pinho e Santos Dumont.
Confira o edital em www.nossailheus.org.br
Premiação dia 22/09

Dia 17/09 | 15h às 18h
Vida Saudável – Pista fechada e livre acesso para atividades lúdicas de pedestres e ciclistas.
Local: Hernane Sá

Dias 18, 19 e 20/09 – Manhã e tarde
Concurso de Selfie “Essa Rua tem História”
Concurso voltado para alunos do ensino fundamental, que participarão de caminhada pelo Centro de Ilhéus, com o objetivo de conhecer a historia da cidade e os pontos turísticos. Além dos professores, 16 guias de turismo serão mobilizados para esta ação.
Local: Centro de Ilhéus

Dia 18/09 | 08h às 14h
Estacionamento das cadeiras de rodas no centro da cidade – Abertura Semana do Trânsito da SUTRAN
Av. Soares Lopes

Dia 19/09 | 08h às 14h
Estacionamento das cadeiras de rodas no centro da cidade – Semana do Trânsito da SUTRAN, com a ação “A calçada é do pedestre”.
Local: Av. Itabuna

19/09 | 19h
Improviso, Oxente! – Debates com intervenções artísticas sobre o tema “Cidade para pessoas, acessibilidade e menos carro”
Local: Tenda do Teatro Popular de Ilhéus (Tenda TPI), na Avenida Soares Lopes, Centro.

20/09 | 19h
Improviso, Oxente! – Debates com intervenções artísticas sobre o tema “Apresentação do projeto de requalificação do quarteirão Jorge Amado e orçamento para mobilidade urbana no plano plurianual exercício 2018-2021”.
Local: Tenda do Teatro Popular de Ilhéus (Tenda TPI), na Avenida Soares Lopes, Centro.

21/09 | 19h
“Improviso, Oxente!” – Mesas de debates sobre o tema “Cidade e bicicleta”
Local: Tenda do Teatro Popular de Ilhéus (Tenda TPI), na Avenida Soares Lopes, Centro.

Dia 22/09 | 14h
Dentro do Congresso promovido pela SEINFRA e pela SUTRAN na Semana de Trânsito de Ilhéus, acontecerá a entrega de premiação dos concursos “Essa Rua tem História” e “VivaAcidade” . Além disso, será entregue ao prefeito o Plano Ativa Ilhéus e o resultado da deliberação do Mini-Público.
Local: Auditório da Justiça Federal

Dia 22/09 | 9h às 12h
Dia Mundial Sem Carro
A Rua Araújo Pinho será fechada pela SUTRAN e pelo Sindicato de Agentes de Trânsito. Com isso, busca-se sua ocupação por pessoas, para fins lúdicos ou artísticos.

Dia 24/09 | 7h
Bicicletaço do Hernane Sá a Av. Soares Lopes, onde será realizada uma ação de Bike Anjo pela Associação Ilheense de Ciclismo.

 

MAIS MOBILIDADE

 

Dias 15 e 16 | 8h

II Congresso e Seminário Estadual de Formação de Agentes e Profissionais de Trânsito

O encontro abordará também os problemas vivenciados pelos agentes no exercício de sua função. As inscrições para a palestra estão sendo feitas pela internet, no formulário eletrônico próprio: https://www.eventbrite.com.br/e/ii-congresso-e-seminario-estadual-de-formacao-de-agentes-e-profissionais-de-transito-tickets-37551157523

Local: Faculdade de Ilhéus.

Dia 18 | 8h

Exposição de atividades em estandes, simpósio de Trânsito e Saúde, e abordagem de variadas temáticas com o objetivo de proporcionar à população, uma vivência das atividades inseridas na Semana Nacional de Trânsito. O momento também propõe debater com a sociedade propostas e ações que reduzam os índices de acidentes de trânsito. No local, será montado o protótipo de uma minicidade, modelo ideal de espaços e construções harmonicamente planejadas.

Local: No estacionamento ao lado da praça Dom Eduardo

Dia 18 | 8h às 14h

Ação de abordagem com panfletos, atividade prática nas calçadas informando e conscientizando os pedestres e condutores sobre seus direitos e deveres. Na oportunidade haverá distribuição de Pára-sóis.

Local: Perímetro urbano das zonas norte, sul e centro da cidade.

Dia 20 | 9h às 14h

A equipe da Sutran, juntamente com a 13ª Ciretran, PM e Sindicato dos Motoboys, realiza uma operação de trânsito no perímetro urbano com panfletagem e abordagem, conscientizando acerca das inversões de valores, criticando a conotação pejorativa que existe por parte da sociedade contra o motociclista, em decorrência das atitudes inconsequentes dos “motoqueiros”.

Leave a Reply