Notícia

Instituto Nossa Ilhéus participa do Inova Sul Bahia sobre a importância de transformar dados em conhecimento

O Instituto Nossa Ilhéus participou do Primeiro Inova Sul Bahia, realizado pelo NIT/UESC (Núcleo de Inovação Tecnológica) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), na sede da Incubadora de Base Tecnológica de Ilhéus(BA), na quinta-feira (09).

O encontro inaugurou uma série de eventos a fim de debater estratégias de desenvolvimento regional, oportunidades de negócios e impulsionar a inovação tecnológica na região Sul da Bahia. A palestra “Uso do Big Data para construção de cidades inteligentes” ministrada por Elton Freitas, doutorando em Economia no CEDEPLAR/UFMG e Empreendedor Público do Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo de Minas Gerais. O palestrante mostrou o DataViva, uma plataforma aberta de pesquisa, que permite ao usuário acessar mais de 1 bilhão de visualizações com dados socioeconômicos dos mais de 5 mil municípios brasileiros. O evento contou também com a participação de empresários, gestores públicos, pesquisadores, profissionais de educação, empreendedores e estudantes com o apoio do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CEPEDI) e da Prefeitura de Ilhéus.

O Instituto Nossa Ilhéus (INI) também compartilha da ideia de que a observação dos indicadores otimiza a implementação de políticas públicas e investimentos públicos e privados (Acesse: http://teste2.redesocialdecidades.org.br/). Com a implantação do Observatório na UESC, resultado do acordo de cooperação técnica entre a Universidade e o INI, os gestores e a população dos municípios do Território Litoral Sul terão à disposição indicadores sociais específicos, a fim de que busquem soluções assertivas para melhorá-los, seguindo uma tendência internacional.

Toda e qualquer ideia que permita e uso de dados que proporcionem acesso livre e gratuito a informações importantes para o desenvolvimento das nossas cidades e, consequentemente, do nosso país, têm o nosso apoio.

Saiba mais sobre o evento aqui: http://jonildogloria.blogspot.com.br/2017/02/primeiro-inova-sul-bahia-discutiu.html

Leave a Reply