Notícia

1° Hackatona da Cidadania e do Empreendedorismo

Hackatona é a versão nacional de “Hackathon” – terminologia da língua inglesa significa “maratona hacker”, isto é, um período de esforço concentrado em que programadores, pesquisadores e outros interessados se dedicam ao desenvolvimento de softwares, aplicativos e outros tipos de soluções. A  hackatona do Sul da Bahia, a Hackatona da Cidadania e do Empreendedorismoaconteceu em paralelo ao evento Google I/O Extended Ilhéus 2015, durante 03 dias, teve 60 inscritos e contou com 30 participantes. O intuito principal é criar apps, softwares e soluções tecnológicas para cidadania e empreendedorismo. Ou seja, projetos que facilitem a participação cidadã ou que estimulem a inovação local.

Hackatona da cidadania Ilheus

Super Mentores:

Entre os jurados e mentores, foram convidados profissionais experientes no mercado empresarial, de startups, de empreendedores digitais e sociais gabaritados, tais como:

Adriel Café é mestrando em Ciência da Computação pelo CIn-UFPE, graduado em Sistemas de Informação pela FAZAG e Engenheiro de Software na startup XARX junto com o Prof. Silvio Meira. Campuseiro de coração, já participou de 6 edições da Campus Party e venceu um total de 13 Hackathons.

Gustavo Maia é empreendedor com especialidades em Gestão, Internet , Estratégia , Empreendedorismo , Cidadania, newtwork social . É o criador do aplicativo Colab.re, que permite que as pessoas sugerirem socializar problemas soluções de suas cidades;

Danilo Oliveira é empreendedor com especialidades em criar, desenvolver e implementar soluções de TI para Impacto social. É o fundador do aplicativo SigaLei, que permite ao cidadão buscar e acompanhar projetos de lei;

Sidharta Costa Pinto é fundador da primeira aceleradora de startups da Bahia, a Oxy – Aceleradora. Tem experiência em consultoria de Gestão Empresarial, Comercial, Publicidade/Marketing, gestão de negócios de alta performance na área de internet, tecnologia e inovação,
Startups e design de produtos.

Ivan Machado é doutor em Computação pela UFBA. É pesquisador com grande interesse pela área de Engenharia de Software, e grande entusiasta do Empreendedorismo e do fomento às Startups. Atualmente Professor Adjunto da UFSB, em Itabuna.

Frank Farias é empreendedor digital fundador das startups Siscontabil e Localdata e com experiência em Tecnologia da informação e serviços. E é o idealizador do Google I/O Extended Ilhéus.

Gabriel Siqueira é mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Com experiência em gestão e comunicação do Terceiro Setor, Empreendedorismo Social e Ambiental. É um empreendedor Cívico pela Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) e Líder da Realidade Climática pelo The Climate Reality Project. Em 2015, se tornou Gerente de Comunicação do INI.

Passo a passo da programação:

Foi dada a largada da Hackatona da Cidadania e do Empreendedorismo com a palestra do Gabriel com as boas vindas e apresentação dos mentores. Divididos em dois grandes grupos: Cidadania e Empreendedorismo. Logo após cada inscrito colocou seu nome no crachá e sua especialidade. Dando origem a 03 equipes de Cidadania e 03 equipes de Empreendedorismo cada um com 05 pessoas.

Para cada categoria (Cidadania e Empreendedorismo) havia uma lista de 17 temas para cada categoria a serem sorteados pelas equipes:

Na categoria Cidadania:
  1. – Monitoramento do processo legislativo municipal / Monitoramento e desempenho das atividades dos parlamentares
  2. – Atendimento no sistema público de saúde
  3. – Participação da sociedade nos conselhos de política pública municipais (Educação, Saúde, Meio)
  4. – Combate à corrupção municipal
  5. – Cidadania na prática (soluções de cidadão para cidadão, lixo, gentileza, trânsito)
  6. – Orçamento Participativo (Ouvir da população o ranking das prioridades em sua cidade. Educação VS acessibilidade)
  7. – Indicadores de sustentabilidade e políticas públicas
  8. – Transporte público
  9. – Inclusão digital
  10. – Segurança pública
  11. – Disque denúncia / pessoas desapreciadas
  12. – Uso dos espaços públicos pelo cidadão
  13. – Direitos do consumidor
  14. – Mobilidade urbana (Passeios, acesso deficiente)
  15. – Monitoramento de licitação público (ciclo de vida)
  16. – Educação para cidadania
  17. – Meio ambiente

Na categoria Empreendedorismo:
  1. – Economia criativa (Cultura, artesanato…)
  2. – Turismo
  3. – Comércio eletrônico
  4. – Indústria do cacau
  5. – Gastronomia
  6. – Tecnologia
  7. – Educação empreendedora
  8. – Esporte
  9. – Bem estar e qualidade de vida
  10. – Acessibilidade e inclusão
  11. – Moradia e habitação
  12. – Finança
  13. – Social
  14. – Cooperativismo e associativismo
  15. – Comunicação e mídia
  16. – Varejo
  17. – Games

Após os sorteios, os participantes ainda tiveram a oportunidade de trocar de tema, caso não houvesse nenhum interesse ou conhecimento prévio na temática sorteada. Depois de definir os temas, foram escolhidos líderes de cada equipe. As equipes receberam kit de produção (pilotos, canetas, post-its coloridos, 01 canvas e PFOA).

Saiba o que é Canvas e PFOA:

O Canvas do Modelo de Negócio (em inglês, Business Model Canvas) é uma ferramenta que ajuda empreendedores e gestores a descrever, desenhar, desafiar e  inventar o modelo de negócio de sua organização. O canvas é composto por 09 blocos, espaços para escrever: os segmentos de clientes, a proposta de valor, os canais de distribuição, o relacionamento com clientes, as fontes de receita do negócio. No lado esquerdo é explicitado aquilo que é preciso para que o lado direito aconteça, descrevendo as necessidades: as principais atividades; os recursos-chave; as parcerias e a estrutura de custos. PFOA também é uma forma de estruturar seus projetos. Fica mais fácil compreender quando a “abrimos” o acróstico: P: potencialidades, F: fragilidades, O: oportunidades e A: ameaças.

Composição das Equipes e suas temáticas:

Agregados por categoria, equipe e temas sorteados:

Empreendedorismo:

Equipe 1 – Bem estar qualidade, com o mentor Sidharta. Thatiana Alves , Giovanne Almeida, Danniel Fonseca, Lupersio Oliveira e Cid Póvoas.

Equipe 2 – Esporte, com o mentor Adriel Café. Bruno Rodrigues, Valter Sousa, Alessandro Brito, Luis Concessor e Thawan Freire.

Equipe 3 – Varejo, os integrantes Rafael Souza, Tiago Matos, David Schio, Diego Santos Costa e Tiago Oliveira. *Por uma impossibilidade no voo do Gustavo Maio, a Equipe 03 não teve um mentor direto. Porém, os todos profissionais assessoram a equipe.

Cidadania:

Equipe 1 –  Transparência no Legislativo Municipal, com o mentor Danilo Oliveira. Erik Madureira, Jose Luis, Tamires Costa, Gabriel Ferreira e Mateus Marinho.

Equipe 2 – Disque Denúncia, com o mentor Ivan Machado. Raul Vrigylio, Yuri Souza, Klebesor Costa, Rodrigo Mendes, Carolina Vieira e André.

Equipe 3 – Participação da Sociedade nos Conselhos de Políticas Municipais, com o mentor Gabriel Siqueira. Gabriel Dos Santos, Pedro Coutinho, Denilson Melo, Adriana Ramos e Nilo Varela.

Mãos à obra!

As equipes tiveram um prazo de aproximadamente 40 horas para elaborar o plano de negócio Canvas, PFOA e identidade gráfica e movimentações em redes sociais.

Além de mentores, os profissionais foram responsáveis pela avaliação, seguindo os critérios dispostos no edital da Hackatona. No final da tarde do dia 29/05, aconteceu o Pitch com MVP, com duração de 03 minutos por equipe, é uma apresentação breve e empolgante sobre o projeto, com um Minimum Viable Product (MVP), que traduzindo é Produto Mínimo Viável, uma versão do produto. Além de perguntas dos jurados e dúvidas da plateia.

Vencedores Hackathon Google I/O Ilhéus 2015:

– Na categoria CIDADANIA:

1: Projeto “SOU MAIS ILHEUS” – (Transparência no Legislativo Municipal)

 

2: Projeto “ME REPRESENTA” – (Participação da Sociedade nos Conselhos de Políticas Públicas Municipais)

3: Projeto “AVALLIX” – (Disk Denuncia)

– Na categoria EMPREENDEDORISMO:

1: Projeto “UP LIFE” – (Bem estar e lazer)

2: Projeto “LIFT SPORT” – (Esportes)

3: Projeto “GREENGETS” – (Varejo)

 

Premiação:

Além da sensação de pioneirismo em participar da hackatona do Sul da Bahia, o maior prêmio para todos os participantes foi o networking proporcionado pela Hakatona.  A vivência com fundadores de aplicativos de sucesso, sócios de aceleradoras de negócios e empreendedores sociais e convívio com outros participantes é algo que poderão levar pelo resto da vida.

Ademais, nas duas categorias, todas as equipes foram igualmente premiadas com:

  1. Colocado: 01 Entrada para a Campus Party Recife (cortesia da Campus Party) e vôo de ida e volta para Recife (cortesia do Instituto Nossa Ilhéus); Além da Mentoria da Oxy Aceleradora de Startups durante 06 meses via reuniões por Skype e comunicação por e-mail para a Conceituação, Validação, Estruturação e Implantação do negócio no mercado. Desde o branding, comercial, publicidade e marketing. Totalizando um investimento na ordem entre 20 mil a 30 reais através de mentorias e consultorias.
  2. Colocado: 01 Google ChromeCast cortesia do Instituto Nossa Ilhéus;
  3. Colocado: 01 roteador Wi-Fi (cortesia do Wifi Clube).

Agradecimentos:

O evento Google I/O Extended Ilhéus 2015 foi o maior evento do Brasil e o 2° do mundo. Tamanho sucesso só foi possível mediante uma rede de realizadores, parceiros, apoiadores, palestrantes, coordenação e participantes. A 1° hackatona do Sul da Bahia também foi fruto desde esforço e sucesso.  Hackatona da Cidadania e do Empreendedorismo” foi uma atividade sonhada e elaborada para promover o empreendedorismo, o ativismo digital e a colaboração, em nossa região. Desta forma agradecemos aos participantes por todo empenho, profissionalismo, criatividade e resultados. Agradecimentos especiais também para os mentores/jurados Adriel Café, Gustavo Maia, Danilo Oliveira, Sidharta Costa Pinto, Ivan Machado, Frank Farias e Gabriel Siqueira. Aos parceiros que contribuíram com as premiações, nossa gratidão ao Paco Ragageles pelo passaporte para Campus Party Recife. Ismael Ferraz e Diêgo Dell Carmo da WifiClube, startup de Vitória da Conquista pelos roteadores. Oxy Aceleradora pelos 06 meses de consultoria.

Em Julho, as equipes irão se reunir novamente

para dar continuidade a mentoria dos projetos.

Em 2016 estaremos juntos novamente!

2 Responses

  1. Pingback : Hackathons, Startups e Inovação | Mídias Digitais

  2. Pingback : Oficinas Cultivando Cidadania 2015 | Nossa Ilhéus

Leave a Reply