Notícia

Hackathon da Cidadania e do Empreendedorismo

Hackatona da Cidadania e Empreendedorismo Ilhéus

Inscrições encerradas. Saiba qual foi o resultado da Hackatona da Cidadania e do Empreendedorismo de Ilhéus 2015.

Venha participar do primeiro Hackaton da Bahia, uma maratona de programação que reunirá durante 3 dias programadores e desenvolvedores em torno de um projeto de desenvolvimento de uma solução de cidadania ou empreendedorismo. Uma hackatona (do inglês Hackathon) é uma maratona hacker. Isso é: um desafio para programadores, desenvolvedores, hackers e interessados em criar apps, softwares e soluções tecnológicas.

A Hackatona da Cidadania é um desafio para criar um app que facilite a participação cidadã ou que estimule o empreendedorismo. Ela acontecerá durante o Google I/O Extended Ilhéus 2015, nos dias 27, 28 e 29 de Maio.

Durante o Google I/O Extended Ilhéus ‘15 os participantes serão desafiados a desenvolver projetos relacionados a Cidadania e Empreendedorismo através de um Hackathon, em um curto período de tempo. Hackathon pode ser definido como uma maratona de programação, um período de esforço concentrado em que programadores, designers, pesquisadores e outros interessados se dedicam ao desenvolvimento de softwares, aplicativos e outros tipos de soluções.

Jurados e Mentores da Hackatona

Especialistas em diversas áreas estarão disponíveis durante todo o evento para ajudar os participantes do Hackathon.

Adriel Café – XARX

Adriel Café é Mestrando em Ciência da Computação pelo CIn-UFPE, Graduado em Sistemas de Informação pela FAZAG e Engenheiro de Software na startup XARX junto com o Prof. Silvio Meira.
Campuseiro de coração, já participou de 6 edições da Campus Party e venceu um total de 13 Hackathons.

Gustavo Maia – Colab.re

Gustavo Maia é o criador do Colab.re, uma plataforma web e aplicativo para iOS e Android que permite que as pessoas reportem os problemas que enxergam em suas ciadades, sugiram soluções e avaliem espaços e serviços. O objetivo é promover o engajamento cívico para criar cidades melhores através da colaboração entre cidadãos e governo.

Danilo Oliveira – SigaLei

Danilo Oliveira, idealizador e fundador do aplicativo SigaLei, que permite ao cidadão buscar e acompanhar projetos de lei: O eleitor poderá acompanhar a discussão e ser notificado de atualizações em projetos de lei de seu interesse, e assim, saber se seus votos valeram a pena. O SigaLei tem como objetivo preencher o vácuo entre o governo e a população por meio de um aplicativo que aproxima o cidadão das atividades das casas legislativas de todo o país.
O SigaLei foi um dos projetos premiados no Inovapps, concurso de inovação realizado pelo Ministério das Comunicações em 2014. O aplicativo, disponível para iOS e Android, foi construído no pólo de startups de São Carlos-SP, com apoio do Bridge Co-working e parceria da desenvolvedora de aplicativos Tokenlab.

Sidharta Costa Pinto – Oxy Aceleradora

Sidharta é fundador da primeira aceleradora de startups da Bahia, a Oxy – Aceleradora. O que a Oxy Aceleradora propõe é fomentar e revelar mais talentos. É com intuito que a OXY Aceleradora vem para mais do que acelerar, vem multiplicar mais ainda talentos que já tem a sua startup ou empresa com grande potencial de ir muito mais além no mundo dos negócios.

Ivan Machado – UFSB

Ivan Machado é Doutor em Computação pela UFBA. É pesquisador com grande interesse pela área de Engenharia de Software, e grande entusiasta do Empreendedorismo e do fomento às Startups. Ele é atualmente Professor Adjunto da UFSB, em Itabuna. Acredita na construção do projeto de uma Universidade que seja objeto de inclusão e desenvolvimento, aderente aos anseios e demandas da sociedade.

Frank Farias – Localdata

Frank Farias é empreendedor digital fundador das startups Siscontabil e Localdata. Ele é o idealizador do Google I/O Extended Ilhéus e sonha em fomentar a economia criativa do Território Litoral Sul da Bahia

Gabriel Siqueira – Instituto Nossa Ilhéus

Gabriel de Mello Vianna Siqueira é Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Profissional com mais de 10 anos de experiência, tem amplo conhecimento em gestão e comunicação do Terceiro Setor, Empreendedorismo Social e Ambiental. Reside na Aldeia Coletivo de Famílias, uma comunidade intencional sustentável que ajudou a fundar na zona rural de Itacaré em março de 2012. Em 2013 conheceu o Instituto Nossa Ilhéus, atuando como Consultor em Gestão de Projetos a partir de janeiro de 2014. Por conta da sua atuação, nesse mesmo ano foi reconhecido como Empreendedor Cívico pela Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) e Líder da Realidade Climática pelo The Climate Reality Project. Em 2015, se tornou Gerente de Comunicação do INI.

Quer participar da Hackatona?

Se você se interessou em participar:

1. Inscreva-se.

2. Baixe e leia atentamente o Edital do Hackathon Ilhéus 2015.

3. Forme sua equipe.

4. Participe do Google I/O Extended Ilhéus 2015.

 

Saiba mais sobre a Hackatona

As equipes serão definidas no primeiro dia do evento. Elas devem eleger um líder para inscrever sua equipe. As equipes precisam ter entre 2 a 5 integrantes. O líder da equipe deverá realizar a inscrição até as 14 horas do dia 27/05/2015.

Os projetos poderão ser desenvolvido para plataforma web ou mobile (Android, iOS, Windows Phone, Firefox OS). Serão avaliados os seguintes critérios:

  1. Impacto social: Vai resolver algum problema social?
  2. Originalidade: É inovador? O quanto é novo?
  3. Utilidade: É algo realmente útil?
  4. Apelo Comercial: A solução é sustentável financeiramente?
  5. Tecnologias: Quantas APIs utilizou? Em quantas plataformas funciona?

As equipes devem desenvolver um projeto que se encaixe em algum desses temas:

Cidadania

Quer tornar o mundo um lugar melhor? Se sente bem ajudando as pessoas? Esse é o momento certo para dar o primeiro passo!
Pense em algum problema que afeta você e/ou demais pessoas da sociedade… Agora pense na solução. É viável? Vai ajudar as pessoas? Ótimo! Se inscreva nessa categoria e faça acontecer.

Empreendedorismo

Tem alguma ideia no papel e quer botar em prática? É possível lucrar com ela? Esse é o momento certo para amadurecer e validar sua ideia!
Se inscreva nessa categoria para ter acesso a mentoria e dicas muito valiosas do Sebrae.

Premiação da Hackatona

  • Para os vencedores de cada categoria da Hackathon (Cidadania e Empreendedorismo), 01 Final de Semana no Hotel Aldeia da Praia em Ilhéus.
  • Para os vencedores de cada categoria da Hackathon (Cidadania e Empreendedorismo) uma mentoria de aceleração da Oxy Aceleradora de Startups durante 6 meses via reuniões por Skype e comunicação por e-mail para a Conceituação, Validação, Estruturação e Implantação do negócio no mercado, passando pela mentoria na área de branding, comercial, publicidade e marketing. Totalizando um investimentos na ordem entre 20 mil a 30 reais através de mentorias e consultorias. Tendo uma contrapartida a Oxy na participação acionária entre 15% a 20% da startup ou negócio (aplicativo, sistema ou plataforma via internet) dependendo do grau de demanda e serviços aplicados em cada startup. Caso o vencedor não opte pelo formato de Aceleração, terá direito a 3 mentorias a ser definida num total de 12 horas, a ser usada conforme entendimentos de dia e hora, via Skype, com cada startup vencedora de acordo com a categoria da hackathon.

Saiba como foi o Google I/O Extended Ilhéus 2015, a maior conferência internacional do Google no Brasil e segunda maior do mundo.