Notícia

Grande evento de tecnologia ‘NIBS ‘ traz workshops, palestras e feira para Ilhéus

De 17 a 19 de maio, uma nave com os últimos lançamentos tecnológicos vai aterrissar em Ilhéus, mais precisamente, no Centro de Convenções. É o NIBS – Nave de Inovação Bahia Sustentável, um evento gratuito que vai promover, além do Google I/O Extended, palestras sobre e-commerce, startups, eSports, Hackathon, feira com exposição de produtos do segmento de realidade virtual, softwares, hardwares e inovação tecnológica, e novidades em inovação e tecnologia para o cultivo de cacau e produção de chocolate. É a tecnologia a favor do desenvolvimento inteligente e sustentável do comércio e da cidade como um todo.

Já estão confirmados nomes como o presidente da Fundação Campus Party, Francesco Farruggia; o ativista da política hacker, Pedro Markun; o membro da ESL Brasil, maior equipe de eSports do país, Bernardo Mendes; o CEO e fundador do ezPark, Luiz Candreva; o desenvolvedor Android na startup recifense XARX, Project Reviewer na Udacity e vencedor de 14 hackathons, Adriel Café; e o palestrante nacional e internacional nos temas inovação, cultura empreendedora, microcrédito, negócios sociais e indústria 4.0., que é também mentor de eventos ligados ao empreendedorismo, como Campus Party, Epicentro, Slush Impact Brasil e Startup Weekend, Guto Ferreira.

E não para por aí. Mais de uma dezena de palestrantes nacionais e internacionais estão na programação completa, que pode ser conferida em www.nibsbahia.com/site, onde os interessados devem realizar sua inscrição. Acompanhe as novidades também pelo facebook.com/NIBSBahia.

Com o NIBS, Ilhéus e região entram de vez na agenda de eventos inovadores, sendo palco de debates importantes sobre indústria de tecnologia inovação, do crescimento e do comércio digital, da computação em nuvem. Busca, ainda, o incentivo à conexão com o mundo em diversas plataformas, além de promover o empreendedorismo e oportunizar networks. É um passo fundamental para somar no calendário onde já figuram a Campus Party, Festival Path, Social Media Week, o youPIX Festival e o Fórum E-commerce Brasil.

O evento tem apoio do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Turismo (Setur) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI); da Bahiathursa; e do Sebrae. Tem como parceiros o Instituto Nossa Ilhéus (INI), a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), o Costa do Cacau Convention Bureau, a Prefeitura de Ilhéus, a Associação de Turismo de Ilhéus e a Localdata Web. A organização é da MVU Promoções e Eventos.

 

Tecnologia para todos os gostos

Serão diversos blocos de atividades e espaços temáticos no evento. Pelo terceiro ano consecutivo, será realizado pelo Instituto Nossa Ilhéus, o Google I/O Extended. A cidade vai ser um dos lugares do mundo que transmite, simultaneamente, o evento que acontece na Califórnia (EUA), onde são lançadas as principais novidades da área de tecnologia e também palestras, oficinas e bate-papos. Em 2015, Ilhéus foi o segundo maior evento do mundo, com 1008 inscritos. Em 2016, reuniu mais de 500 pessoas, entre estudantes e empreendedores. Também será realizado o Hackaton +Ilhéus, uma maratona que reúne programadores para explorar possibilidades de projetos de software e até hardware. Este ano, a atividade terá como finalidade a criação de um aplicativo cívico.

Já o E-Commerce visa que o pequeno empreendedor aprenda a usar a internet a seu favor, abordando abordados conteúdos sobre legislação, inovação, tecnologia, planejamento, logística, venda, meios de pagamento e mídias sociais. O bloco Startups vai destacar empresas e companhias de tecnologias, que estão iniciando suas atividades e buscam as inovações do mercado tecnológico. Ambos serão realizados pelo Sebrae.

Vamos falar de esportes… Digitais! Com o avanço da internet, ao longo dos últimos anos, o número de adeptos a os Game Play aumentou consideravelmente. Este ano, pela primeira vez, será realizada uma competição do tipo em Ilhéus, como LoL, RPG, MOBA e DotA.

E não é à toa que o nome do evento é NIBS. O Chocotec será o espaço para falar sobre inovação e tecnologia para o cultivo de cacau e produção de chocolate. Também serão apresentados equipamentos e produtos voltados para o agronegócio do cacau e também para pequenos agricultores.

Além de discutir sobre tecnologia, o NIBS vai fazer aterrissar a Nave, uma feira com exposição de produtos do segmento de realidade virtual, softwares, hardwares e inovação tecnológica. Será um espaço voltado para profissionais de TIs, programadores, desenvolvedores e amantes da tecnologia em geral. No espaço, também estará disponível o Lounge Interativo, um local dedicado aos competidores que querem conhecer gente nova, trocar ideias, descansar ou até mesmo conhecer potenciais patrocinadores para sua startup ou projeto tecnológico.

Leave a Reply