Notícia

Experiência do INI com indicadores e Programa Cidades Sustentáveis são referência para trabalho acadêmico

Mais uma vez, o Instituto Nossa Ilhéus (INI) é fonte de pesquisa de trabalho acadêmico. O professor do Departamento de Governança Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e doutorando em administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Danilo Melo, em sua pesquisa sobre indicadores de sustentabilidade em municípios e sobre o Programa Cidades Sustentáveis (PCS), participou de uma conversa via Skype com a diretora presidente do Instituto, Maria do Socorro Mendonça, na terça (14).

Inicialmente, o artigo que está em elaboração tem o título de “Programa Cidades Sustentáveis: desafios de construção e implementação de indicadores”. O objetivo é compreender como o INI atua e como se dá o processo de formulação e implementação dos indicadores, as escolhas e os desafios de implantar a ferramenta.

O Instituto tem trabalhado no sentido de estimular o poder público constituído de Ilhéus e municípios do Território Litoral Sul a assinarem a carta compromisso com o PCS e, assim, realizarem gestão por metas, a fim de melhorarem seus indicadores sociais. Até o momento, 18 prefeituras da região já se comprometeram com o Programa.

Esta não é a primeira vez que o Instituto é fonte de pesquisa. Trabalhos apresentados no Brasil e no exterior já abordaram o projeto De olho na Câmara, criado pelo INI e replicado em outros municípios. Relembre AQUI.

Leave a Reply