De Olho na Câmara 2017-20


Mostrar quem são, como pensam e como pretendem atuar os vereadores de Ilhéus eleitos para a a legislatura 2017-20 é o objetivo dos perfis elaborados pelo Instituto Nossa Ilhéus (INI), como parte de seu projeto de monitoramento social, “De Olho na Câmara de Vereadores”. Compostas por foto, texto, vídeo e contato do gabinete de cada legislador, as informações auxiliarão a população a conhecer mais sobre seus representantes na Câmara Municipal. As entrevistas que subsidiam o conteúdo foram realizadas durante o mês de janeiro de 2017 – quando todos os vereadores foram convidados a realizá-las.

Conheça os vereadores de Ilhéus que compõem a Câmara entre 2017 e 2020!

Os perfis estão dispostos em ordem alfabética.

Abraão


Abraão Oliveira dos Santos, 40 anos, é vereador pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) e está em sua primeira legislatura. Possui o ensino médio completo e, nos últimos anos, tem atuado como mecânico funileiro de automóveis. O que o motivou a ser vereador, foi a oportunidade de ampliar o trabalho social que já exerce na comunidade que reside. A característica que considera mais importante para exercer o cargo de vereador é ser participativo.

Sua equipe de assessores será composta por pessoas com conhecimento político e gestão pública.
As principais contribuições que pretende dar como vereador são produções legislativas que resultem no bem estar social e na qualidade de vida da população.

Sobre a atual Câmara de Vereadores, ele observa que boa parte dos vereadores são pessoas simples que vêm de comunidades pobres e que conhecem suas necessidades.

Acredita que os vereadores precisam estar sempre consciente de que são servidores do povo, e excluir qualquer pensamento individualista. Para ele, é preciso fortalecer os debates na plenária e a participação da população nas sessões.

E-mail: vereadorabraao@camaradeilheus.ba.gov.br
Telefone do gabinete: 73 2101-2603

Aldemir Almeida


Aldemir Almeida é vereador de Ilhéus pelo Partido Progressista (PP).
O Instituto Nossa Ilhéus entrou em contato com todos os vereadores em janeiro de 2017, para realizar as entrevistas escrita e em vídeo. Não havendo disponibilidade deles neste período, o Instituto reafirma o interesse em gravar a qualquer momento, bastando entrar em contato pelo 73 3017-1746.

E-mail: vereadoraldemiralmeida@camaradeilheus.ba.gov.br
Telefone: 73 2101-2636

César Porto


Augusto César Porto Ribeiro tem 46 anos, é vereador eleito pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) e está em sua primeira legislatura como vereador. Possui o segundo grau completo e tem atuado como Sargento da Polícia Militar nos últimos anos. O que o motivou a se candidatar-se foi a necessidade de realizar mudanças no cenário político e social do município, principalmente, em relação às comunidades carentes.

Considera que dedicação, esforço, compromisso, competência, honestidade e transparência, sempre prezando pelo interesse do povo, sejam as principais características para um bom vereador.

Sua equipe de assessores será definida de acordo com a capacidade profissional e técnica que a função exige. De acordo com ele, os assessores designados, além dos atributos técnicos e profissionais, devem ter sempre como objetivo maior a realização de um trabalho que honre os compromissos da vereança perante a população ilheense, sempre adotando uma postura profissional, de acordo com princípios e valores éticos adotados desde a campanha eleitoral.

Pretende contribuir principalmente em favor das comunidades mais necessitadas, por meio de projetos que tragam modificações eficazes para a população. Ele destaca que, para que o trabalho do Poder Legislativo seja melhor desenvolvido, é importante que o povo participe mais das atividades da Casa, uma vez que são representantes eleitos para ecoar a voz da população. Para isso, é necessário aprimorar os mecanismos de aproximação da Câmara de Vereadores em relação aos munícipes.

E-mail: vereadorcesarporto@camaradeilheus.ba.gov.br
Telefone do gabinete: 73 2101-2618

Ery Bar


Eriverton de Oliveira Nascimento, 46 anos, é vereador eleito para o Partido Social Democrático – Rede, e está em sua primeira legislatura. Possui o ensino fundamental e, nos últimos anos, exerceu a profissão de motorista. O que o motivou a ser vereador foi o incentivo da comunidade onde mora, além de observar o descaso em que vivem as comunidades, em especial, a população que vive nos morros.

Para exercer o cargo de vereador, considera como características mais importantes a honestidade, o caráter e a transparência.

Sua equipe de assessores será composta por pessoas de sua confiança, que o ajudaram na campanha e no trabalho realizado nas comunidades.

As principais contribuições que pretende dar como vereador são a aprovação de leis, emendas, indicações que beneficiem a população de Ilhéus. Enfatiza que a Câmara está “de cara nova”, com tudo nas mãos para fazer Ilhéus mudar para melhor. Por fim, para ele, a Câmara precisa de mais transparência.

E-mail: vereadoreriveltonoliveira@camaradeilheus.ba.gov.br
Telefone do gabinete: 73 2101- 2611

Fabrício Nascimento


Marcos Fabrício Oliveira Nascimento, 34 anos, é vereador pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) e está em seu primeiro mandato. É fisioterapeuta, pós-graduado em Fisioterapia Traumato-ortopédica e Fisioterapia Cardiorrespiratória, exercendo esta profissão na UTI do Hospital São José e na emergência Hospital Geral Luiz Viana Filho. O que o motivou a se candidatar foi a carreira política do pai e a vontade de ajudar a ter uma cidade melhor. A característica que considera mais importante para ser um vereador é ser comunicativo, ter um bom acesso à sociedade e ser sempre atuante.

Sua equipe de assessores será composta por pessoas que sejam de sua confiança, além de serem técnicas e que tenham acesso às comunidades da cidade.

Como vereador, as principais contribuições que pretende dar são a luta pela melhoria na Saúde, na Educação e no fortalecimento do Esporte amador, além da área social.

Sobre a atual Câmara de Vereadores, ele observa que promete um bom desempenho, devido à renovação, e que todos estão em busca de ajudar a comunidade, aprimorando os projetos de leis.

Para ele, o respeito entre os próprios vereadores é indispensável. Além disso, a Câmara deve realizar uma efetiva fiscalização do poder executivo.

E-mail: vereadorfabricionascimento@camaradeilheus.ba.gov.br
Telefone do gabinete: 73 2101-2610

Gil Gomes


Gilvandro Gomes Doria tem 51 anos, é vereador pelo Partido Verde (PV), e está em seu primeiro mandato como titular, tendo sido suplente entre 2013-2016. Possui o segundo grau completo e atua como radialista. Candidatou-se a vereador por considerar ter vocação para o cargo e experiência para ajudar a melhorar a cidade.
Para ele, a característica mais importante para exercer a função é a de fiscalizador, além de dever ser também um eficiente representante da população.

Quando suplente, propôs projetos para padronização das calçadas com a retirada, pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), dos postes gigantes que inviabilizam a acessibilidade. Além disso, propôs um projeto de lei para que a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa) despolua riachos que foram transformados em esgoto, além das praias que poluiu.

Para o vereador, a Casa Legislativa precisa resgatar sua credibilidade, ética e moral. Afirma que vai defender uma Câmara atuante, que esteja mais relacionada com a sociedade e segmentos, e que atue de modo itinerante, todo mês realizando uma sessão em um bairro diferente.

Eleito vice-presidente da Câmara para o biênio 2017-2018.

E-mail: vereadorgilgomes@camaradeilheus.ba.gov.br
Telefone do gabinete: 73 2101-2625

Ivo Evangelista


Ivo Evangelista dos Santos, 51 anos, é vereador reeleito pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB) e está no terceiro mandato (2000, 2013 e 2017). É graduado em Gestão Pública pela UNOPAR, graduando em Direito pela Faculdade de Ilhéus e pós-graduando em Saúde Pública pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (MG). Desde 2013 preside a Associação das Câmaras Municipais do Sul, Extremo Sul e Sudoeste do Estado da Bahia. Já trabalhou como almoxarife, comerciante e assessor parlamentar.

Sua motivação para ser vereador decorre de acreditar que é através da ação política que se torna possível transformar a cidade em um lugar melhor. Para exercer o cargo de vereador, Ivo destaca que são necessários disposição e respeito e ainda, que pauta busca pautar o mandato no diálogo com a sociedade ilheense.

Entre as principais contribuições que deu como vereador, durante o 1º mandato, foi a implementação do Gabinete Itinerante, para o qual dedicava dois dias na semana para ir até as comunidades de Ilhéus colher as reivindicações e sugestões da população, encaminhando-as para que os órgãos competentes tomem as devidas providências. Um dos Projetos de Lei de sua autoria que considera de maior relevância é o PL 059/2016, que cria o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Em sua equipe de assessores, primará pela diversidade, seja religiosa, social, cultural e intelectual e técnica, o que contribui para uma melhor tomada de decisões.

Para ele, não é necessário outro modelo de representação democrática, mas sim, melhorar a participação direta e ativa da população nas decisões do Legislativo.

E-mail: vereadorivoevangelista@camaradeilheus.ba.gov.br
Telefone do gabinete: 73 2101-2604

Jamil Ocké


Jamil Chagouri Ocké, 53 anos, é vereador reeleito pelo Partido Progressista (PP) e está em seu segundo mandato. Bacheral em Direito, atuou como secretário de Desenvolvimento Social do Município, diretor do SAC-Seviço de Atendimento ao Cidadão, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Ilhéus e vice-presidente da Federação da Câmara dos Dirigentes Lojistas e professor da rede municipal de ensino.

O que o motivou à vereança foi a vontade de colaborar diretamente com o desenvolvimento da cidade. Para ele, capacidade e conhecimento de gestão, seriedade, honestidade e sabedoria política são características indispensáveis para quem que atuar como legislador. Pretende tornar a Câmara Municipal de Ilhéus uma referência nacional de qualidade.

Considera as principais contribuições que deu como vereador, o projeto de lei “Litoral da Capitania”- por trazer em sua composição um peso histórico, econômico, educacional e turístico para a cidade, que foi a sede da Capitania Hereditária São Jorge dos Ilhéus; o projeto de lei “ECA na Escola”- que buscará levar o ensino do Estatuto da Criança e do Adolescente em sala de aula como conteúdo obrigatório; o projeto de lei “Pontal Bairro Pulmão de Ilhéus” – que pretende transformar os quintais das residências daquele bairro como um espaço verde, arborizando a cidade e melhorando a qualidade de vida da população; e o projeto de lei nº 30/2016 – que já foi aprovado pelo legislativo e visa criar uma faixa exclusiva para motocicletas nas vias de grande circulação da cidade, visando desafogar o transito de Ilhéus.

Para Jamil, a Câmara Municipal de Ilhéus ainda não se configura como uma Casa do Povo, pelo descompromisso com o andamento das ações e a necessidade de que o legislador entenda sua função como vereador, o que perpassa pela leitura do Regimento Interno, pelo conhecimento da Lei Orgânica, além do desenvolvimento de ações que estejam em comum acordo com a sociedade de Ilhéus.

Para melhorar a atuação da casa legislativa, diz que são necessários ajustes de gestão interna, que perpassam desde questões administrativas até as questões de ordem. Para ele, é necessário profissionalizar o poder legislativo, que deve atuar de maneira eficiente como fiscais, além de ter profissionais nas assessorias, que ajudarão a otimizar os projetos e qualificar as preposições.

Sua assessoria é composta por jornalista, advogado, contador, tributarista, administrador de empresas, fotógrafo, secretário executivo e designer gráfico.

E-mail: vereadorjamilocke@camaradeilheus.ba.gov.br
Telefone do gabinete: 73 2101-2612

Juarez Almeida


Juarez Almeida Barbosa, 50 anos, é vereador pelo Partido do Movimento Democrático do Brasil (PMDB), titular pela primeira vez, tendo sido suplente na legislatura anterior. Possui o ensino médio incompleto e, nos últimos anos, atuou como encarregado de produção em uma empresa de tecnologia e fiscal do Bolsa Família, na Secretaria de Assistência Social. O que o motivou a ser vereador foi o descaso do poder público.

As características que considera mais importante para exercer o cargo de vereador são caráter e determinação para lutar por uma melhor qualidade de vida do povo.

Sua equipe de assessores será composta por pessoas técnicas, comprometidas com o bom andamento do seu mandato e empenhados em buscar melhorias para o município.

Uma das principais contribuições que pretende dar como vereador é a criação de um projeto de lei que obrigue os gestores a entregar as contas do município em dia, caso contrário, eles se tornarão inelegíveis por tempo indeterminado.

A sua visão da Câmara dos Vereadores hoje é que quer contribuir, de forma transparente, para melhorar a qualidade na saúde, educação, esporte, lazer e mobilidade urbana além da fiscalizar o poder executivo. Acredita que a Casa Legislativa não deve ser extensão ou cozinha da Prefeitura e que não deve haver a falta de respeito dos vereadores para com os colegas e todos os munícipes que a frequentam.

E-mail: vereadorjuarezbarbosa@camaradeilheus.ba.gov.br
Telefone do gabinete: 73 2101-2634

Jerbson Moraes


Jerbson Moraes é vereador de Ilhéus eleito pelo Partido Social Democrático – Rede.
O Instituto Nossa Ilhéus entrou em contato com todos os vereadores em janeiro de 2017, para realizar as entrevistas escrita e em vídeo. Não havendo disponibilidade neste período para realizar entrevista escrita, o Instituto reafirma o interesse realizá-la a qualquer momento, bastando entrar em contato pelo 73 3017-1746.

E-mail: vereadorjerbsonmoraes@camaradeilheus.ba.gov.br
Telefone do gabinete: 73 2101-2613

Lukas Paiva


Lukas Paiva é vereador pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).
O Instituto Nossa Ilhéus entrou em contato com todos os vereadores em janeiro de 2017, para realizar as entrevistas escrita e em vídeo. Não havendo disponibilidade neste período para realizar entrevista escrita, o Instituto reafirma o interesse realizá-la a qualquer momento, bastando entrar em contato pelo 73 3017-1746.

Eleito Presidente da Câmara para o biênio 2017-2018.

E-mail: vereadorlukaspaiva@camaradeilheus.ba.gov.br
Telefone do gabinete: 73 2101-2614

Makrisi


Makrisi Angeli de Sá, 40 anos, é vereador de Ilhéus pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e está em sua primeira legislatura como titular, tendo sido suplente entre 2016-2020. Cursou o ensino médio completo (Magistério) e é concursado no Tribunal de Justiça da Bahia como Técnico Judiciário, exercendo a função de digitador. Foi motivado a se candidatar devido à sua atuação como ativista social nos últimos anos, e pretende ser um instrumento da luta social na Câmara.

Durante sua legislatura, Makrisi pretende provocar debate de leis e projetos que se aproximem das demandas das comunidades, além de dar funcionamento regular e qualitativo para comissão permanente. Para ele, o importante para ser vereador é ter diálogo permanente com a sociedade civil e ter posição política clara.

Para ele, a Câmara precisa ser mais autônoma, mais próxima da sociedade e não legislar apenas para os interesses do executivo. Observa que acontecem aprovações de leis sem os devidos estudos e debates, além de haver grande número de ausências dos parlamentares na sessões. Acredita que é necessário aprimorar a comunicação com a sociedade, a formação dos legisladores, a dinâmica de funcionamento das comissões e a garantia de acessibilidade.

Sua assessoria disporá de Coordenador do gabinete – com conhecimento de trâmites de processos e conhecedor do dia-a-dia da Câmara; Coordenador de contato permanente com os movimentos sociais; Organizador divulgar as ações do mandato, responsável pela comunicação com a sociedade, além de outros colaboradores que seguirão no mesmo critério de militância e capacidade de formular.

Foi eleito primeiro secretário da Câmara de Vereadores para o biênio 2017-2018.

E-mail: vereadormakrisisa@camaradeilheus.ba.gov.br
Telefone do gabinete: 73 2101-2616

Nerival


Nerival é vereador de Ilhéus eleito pelo Partido Comunista do Brasil – Partido Republicano da Ordem Social (PC do B – PROS).
O Instituto Nossa Ilhéus entrou em contato com todos os vereadores em janeiro de 2017, para realizar as entrevistas escrita e em vídeo. Não havendo disponibilidade neste período para realizar entrevista escrita, o Instituto reafirma o interesse realizá-la a qualquer momento, bastando entrar em contato pelo 73 3017-1746.

E-mail: vereadornerivalreis@camaradeilheus.ba.gov.br
Telefone do gabinete: 73 2101-2605

Nino Valverde


Evilásio Lima Valverde Filho, 40 anos, é vereador pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), e está em seu primeiro mandato. Possui o ensino médio completo e atuou como vigilante e administrador da comunidade de Sambaituba nos últimos anos. O que o motivou a ser vereador foi a convivência em uma comunidade carente com necessidades básicas desassistidas, e sua busca para eleger um representante no governo. Considera que o vereador deve ser um porta voz do povo, analisando atentamente os atos do executivo e denunciando o que estiver ilegal ou imoral à população e aos órgãos competentes.

Sua equipe de assessores será composta por pessoas competentes para as funções e comprometidas com a nova política.

Como vereador, pretende contribuir atendendo e lutando para que as solicitações do povo sejam resolvidas.
Por ser uma Câmara renovada, tem grande expectativa de uma boa atuação desta legislatura. Acredita que não deve haver falta de ética na Câmara e que deve ser implantada uma ouvidoria para melhorar a participação da população.

E-mail: vereadorninovalverde@camaradeilheus.ba.gov.br
Telefone do gabinete: 73 2101-2606

Pastor Matos


Antônio Raimundo Matos, 57 anos, é vereador pelo Partido Social Democrático – REDE (PSD – REDE) e está em seu primeiro mandato. É formado em Letras e atuou como conselheiro tutelar. O que o motivou a se candidatar a vereador foi lutar pelos direitos sociais.

A característica que considera mais importante para exercer o cargo de vereador é a fidelidade e a disponibilidade para servir. As principais contribuições que pretende dar como vereador são uma legislatura presente, atuante e transparente.

Sua equipe de assessores será composta por pessoas comprometidas com o be estar social, além de terem capacidade técnica.

Destaca que a atual Câmara de Vereadores é uma Câmara renovada e que precisa ajustar conflitos prezando pelo bem comum da população.

Foi eleito segundo secretário da Câmara para o biênio 2017-2018.

E-mail: vereadorpastormatos@camaradeilheus.ba.gov.br
Telefone do gabinete: 73 2101-2615

Paulo Carqueija


Paulo Carqueija é vereador de Ilhéus eleito pelo Partido Social Democrático – REDE.
O Instituto Nossa Ilhéus entrou em contato com todos os vereadores em janeiro de 2017, para realizar as entrevistas escrita e em vídeo. Não havendo disponibilidade neste período para realizar entrevista escrita, o Instituto reafirma o interesse realizá-la a qualquer momento, bastando entrar em contato pelo 73 3017-1746.

E-mail: vereadorpaulocarqueija@camaradeilheus.ba.gov.br
Telefone do gabinete: 73 2101-2633

Paulo Meio Quilo


Paulo Santos da Anunciação, 46 anos, é vereador eleito pelo Partido Verde (PV) e está em seu primeiro mandato. Possui o ensino médio completo, é comerciante e foi motivado a se candidatar para contribuir com a elaboração de políticas públicas para melhoria da qualidade da população, em especial a que ele representa (Couto, Nossa Senhora da Vitória, Ilhéus II). Considera o compromisso e a honestidade as principais características que deve ter um vereador.

Sua equipe é composta por técnicos e membros da comunidade que representa, pautados em um trabalho que vai ser baseado na informação da necessidade imediata da população e os seus anseios o que servirá de base para elaboração de projetos de lei que permitam a implementação de melhorias. Como vereador, pretende fiscalizar com eficiência o emprego correto dos recursos públicos e viabilizar a manutenção das ações básicas nos bairros.

Acredita na seriedade da Casa Legislativa e no aprimoramento dos trabalhos ao longo da legislatura.

E-mail: vereadorpaulosantos@camaradeilheus.ba.gov.br
Telefone do gabinete: 73 2101-2614

Tarcísio Paixão


Tarcíso Paixão (reeleito) é vereador pelo Partido Progressista.
O Instituto Nossa Ilhéus entrou em contato com todos os vereadores em janeiro de 2017, para realizar as entrevistas escrita e em vídeo. Não havendo disponibilidade deles neste período, o Instituto reafirma o interesse em gravar a qualquer momento, bastando entrar em contato pelo 73 3017-1746.

E-mail: vereadortarcisiopaixao@camaradeilheus.ba.gov.br
Telefone do gabinete: 73 2101-2622

Thadeu Muniz


Thadeu Muniz é vereador pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT).
O Instituto Nossa Ilhéus entrou em contato com todos os vereadores em janeiro de 2017, para realizar as entrevistas escrita e em vídeo. Não havendo disponibilidade neste período para realizar entrevista escrita, o Instituto reafirma o interesse realizá-la a qualquer momento, bastando entrar em contato pelo 73 3017-1746.

E-mail: vereadorthadeumuniz@camaradeilheus.ba.gov.br
Telefone do gabinete: 73 2101-2618

Saiba mais sobre a metodologia De Olho na Câmara

Criado em 2012 pelo INI, o “De Olho na Câmara de Vereadores” visa alcançar maior transparência da Casa Legislativa e uma atuação voltada para o bem público. Com base na Lei de Acesso à Informação – um dos maiores marcos da história da transparência na administração pública no Brasil, por meio do qual todos os cidadãos têm acesso a praticamente todo tipo de informação pública, bastando requisitar aos órgãos competentes tais informações – este projeto auxilia a população ilheense a ter acesso à produção legislativa de forma acessível e estruturada. Os perfis dos legisladores, lançados antes da primeira sessão legislativa do ano, são mais um conteúdo produzido pelo INI para promover engajamento dos cidadãos na política municipal.

Sobre o De Olho Na Câmara – O projeto tem quatro objetivos: acompanhar as atividades do poder público; demandar maiores resultados e transparência em sua atuação; servir como medida anticorrupção; e trazer a público informações públicas que ficam ‘escondidas’ nos documentos legislativos. A metodologia do projeto é simples, pode ser facilmente multiplicada ou replicada, e consiste em três procedimentos: Monitoramento – realizado com base na Lei de Acesso à Informação, o INI solicita à Câmara de Vereadores informações públicas, tais como a lista de presença dos vereadores, produção legislativa, entre outros, além de transmitir online as sessões e disponibilizar os vídeos no youtube.com/nossailheus; Avaliação – com as informações em mãos, o Instituto lança todos os dados em uma tabela Excel e os tabula, produzindo relatórios quantitativos da frequência dos vereadores e da sua produção legislativa; e Divulgação – depois de produzir o relatório, todas as informações são disponibilizadas gratuitamente no site do Instituto e imprensa da região, o que mune munir os próprios vereadores com assuntos sobre sua atuação e outros temas relevantes. Dessa forma, o cidadão tem acesso facilitado às informações sobre a atuação do Legislativo (e também do Executivo) e poderá tirar suas próprias conclusões sobre o desempenho deles.

Inovador e de fácil aplicabilidade, o projeto vem chamando atenção de várias instituições brasileiras e estrangeiras, tendo Ilhéus como modelo de cidade que promove, por meio do INI, ações para o fortalecimento da cidadania e da democracia participativa. O “De Olho na Câmara de Vereadores”, no município de Uruçuca (BA), foi incubado pelo Instituto, e o de Mococa (SP) recebeu orientações de como implementá-lo, e já se encontra em pleno funcionamento. Os municípios de Ourinhos (SP), Varginha (MG), Salvador (BA), Buerarema (BA) e Itabuna (BA) e Camaçari (BA) entraram em contato para iniciarem o planejamento. Artigos acadêmicos também já foram escritos e apresentados em outros estados brasileiros, e também fora do país, como na Inglaterra, Suécia e Alemanha. Os dados levantados pelo projeto, bem como dos outros que o INI capitaneia, promovem o avanço na sociedade civil e a consequente incidência nas políticas públicas locais.

Instituto Nossa Ilhéus – O INI foi fundado em 09 de março de 2012, e é uma iniciativa da sociedade civil organizada, apartidária com o título de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Busca a aproximação da sociedade civil e do poder público em suas ações, tendo como eixos de atuação a Educação para Cidadania, o Monitoramento Social e o Impacto em Políticas Públicas. Está aberto a todos que desejam engajar-se em suas atividades. Localiza-se na Rua Eustáquio Bastos, nº 126, 8º andar do Edifício Kauffman, no Centro, em Ilhéus. Acesse o site www.nossailheus.org.br e a fanpage facebook.com/InstitutoNossaIlheus