Notícia

Conheça os aprovados para o Curso de Capacitação do Gestor Público

A primeira turma do Curso de Capacitação do Gestor Público será composta por 35 participantes, entre eles, vice-prefeitos, secretários e servidores públicos de 14 municípios da região – Ilhéus, Itabuna, Barra do Rocha, Una, Uruçuca, Ubatã, Itapé, Ibiá, Buerarema, Ubaitaba, Firmino Alves, Itacaré, Gandu, Itajuípe.

Resultado da parceria entre o Instituto Nossa Ilhéus (INI), a Universidade Estadual de Santa Cruz/Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (DCAC), com apoio do Instituto Arapyau e da Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia (AMURC), o curso vai estimular a formação de consciência crítica e ética, a eficiência e a eficácia da Gestão Pública, para que os gestores municipais estejam mais aptos a intervirem na realidade social, política e econômica da região. Confira a lista de aprovados:https://goo.gl/PGrKMc

As aulas terão início em abril. A capacitação vai abordar práticas de organização e administração do trabalho, adotadas na área pública. Serão contempladas seis disciplinas, totalizando 180h/aula: Ética na Gestão Pública; Planejamento e Gestão Urbana; Gestão Orçamentária e Financeira do Setor Público; Gestão dos Recursos Humanos; Gestão Ambiental para a Sustentabilidade; Gestão e Tecnologia com foco na transparência. As aulas acontecerão às sextas-feiras e aos sábados, em caráter presencial e parte à distância.

A presidente do Instituto, Maria do Socorro Mendonça, comemora a realização da capacitação e destaca que esta é uma das metas do termo de cooperação técnica assinado entre a UESC/DCAC e o INI durante o Encontro Território Litoral Sul MAIS Sustentável, em setembro do ano passado. “Enquanto sociedade civil organizada, este curso foi a forma que encontramos para contribuir com o poder público constituído para o mandato 2017 – 2020. Além disso, será instalado o Observatório Território Litoral Sul MAIS Sustentável, na UESC, que subsidiará os prefeitos eleitos a elaborarem seus Planos de Metas, visando a melhoria da qualidade de vida da população da nossa região. A sociedade civil contribuindo para que governos sejam participativos é um direito que não se pode abrir mão”, explica.

Já a professora, diretora do DCAC/UESC e coordenadora do curso, Sônia Fonseca, espera que o curso traga novas perspectivas na Gestão Pública local. “O Brasil está sendo passado a limpo e não há mais espaço para a ineficiência burocrática da gestão pública, que é responsável pela eficiência no atendimento das necessidades dos munícipes. A proposta é disponibilizar ao gestor público novas tecnologias capazes de promover maior aproveitamento dos recursos públicos, atingindo resultados eficazes”.Ela destaca que a Gestão Pública precisa ser orientada para o cidadão, consubstanciada pelos princípios constitucionais da impessoalidade, legalidade, moralidade, publicidade e economicidade. “Assim, espera-se que no decorrer da capacitação, esses princípios constitucionais sirvam, não só de temas para reflexão, mas também de práticas na gestão das cidades do Território Litoral Sul da Bahia”, comenta.

A capacitação fortalece o compromisso dos municípios que já aderiram ao Programa Cidades Sustentáveis se comprometendo com o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, com melhor distribuição de renda, permanente geração de empregos e respeito ao meio ambiente, por meio de uma gestão democrática e por metas. Já os gestores que ainda não aderiram, podem fazê-lo a qualquer momento, sendo o curso uma oportunidade de aprimorar o conhecimento sobre uma eficiente gestão.

Instituto Nossa Ilhéus – O INI foi fundado em 09 de março de 2012, e é uma iniciativa da sociedade civil organizada, apartidária com o título de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Busca a aproximação da sociedade civil e do poder público em suas ações. Está aberto a todos que desejam engajar-se em suas atividades. Localiza-se na Rua Eustáquio Bastos, nº 126, 8º andar do Edifício Kauffman, no Centro, em Ilhéus. Acesse o site www.nossailheus.org.br e a fanpagefacebook.com/InstitutoNossaIlheus

 

Leave a Reply