Notícia

A coleta seletiva em Ilhéus vai acontecer?

 

Em reunião realizada na ultima quinta feira, 23/10/2014, foi assinado o decreto 061/2014, que autoriza a desapropriação de uma área de utilidade pública, localizada na Rodovia Pontal – Buerarema, no distrito de Coutos. Esta área será utilizada para a construção da sede da COOLIMPA (Cooperativa dos Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis Consciência Limpa), onde deverá ser construído um galpão e serão realizadas as atividades de armazenamento, triagem e comercialização dos resíduos da coleta seletiva na Zona Sul da cidade e posteriormente em outras áreas da cidade.

Reunião com o Prefeito Jabes Ribeiro, Ministerio P úblico e Coolimpa-foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus 23 .10.14 (4955)

Na oportunidade, estavam presentes o prefeito Jabes Ribeiro, a presidente da COOLIMPA, Deizemeire Silva, o promotor do Ministério Público Estadual, Paulo Eduardo Sampaio, o vereador Roque do SESP, os secretários municipais de Administração, de Meio Ambiente e Urbanismo e de Comunicação, Ricardo Machado, Antonio Vieira e Valério Magalhães, respectivamente e o representante da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Ednaldo Azevedo.

 

 

A falta de um espaço específico para as atividades da cooperativa é um dos maiores entraves para o desenvolvimento da coleta seletiva. Sem espaço físico adequado para o armazenamento, separação e processamento dos resíduos, os catadores têm dificuldades de conseguir atender a demanda pela coleta na cidade, que é grande. Além disso, a falta deste espaço inviabiliza a participação da instituição em projetos para financiamento e para beneficiamento de cooperativas. 

 

O Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos de Ilhéus, oficializado por decreto e composto por membros do poder público municipal e da sociedade civil organizada tem grande participação neste processo . Emanuela Spínola, assistente social do município e integrante do GTRS (Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos de Ilhéus), expressou a estar contente com a assinatura do decreto em postagem na rede social Facebook:

“Situação do caminhão em processo de solução com maior sustentabilidade e desapropriação do terreno para a construção do Galpão Definitivo da Coolimpa na Zona Sul através do Decreto Nº 061/2014. Que venha o Projeto Construindo a Virada-SPM/Governo do Estado da Bahia, o Bahia Produtiva e o Cataforte! (…) em breve Galpão sendo alugado na zonal norte da cidade pela Coolimpa! E a Lei de Resíduos Sólidos do município saindo forno, através da discussão no âmbito do GTRS!”

Apesar destes acontecimentos, ainda muito pouco foi realizado por parte do poder público diante da necessidade da implantação da coleta seletiva no município. E fica a deixa: A coleta seletiva de Ilhéus vai acontecer?