Notícia

Capacitação em Gênero e Racismo promove educação social para catadores de recicláveis cooperados da COOLIMPA

O projeto “Gênero e Racismo: reflexões e conexões a partir da experiência da COOLIMPA” chegou ao seu ponto máximo na última semana. Durante 5 dias, membros da COOLIMPA – Cooperativa Catadores de Resíduos Recicláveis Consciência Limpa e de outras cidades da região participaram de uma série de oficinas, com o objetivo de fortalecer as lideranças femininas, aprimorando o relacionamento interpessoal entre os membros da cooperativa, incorporando temas como gênero, raça e participação.

O projeto, realizado pelo Instituto Nossa Ilhéus, com a parceria do IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal) e do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) foi aprovado no edital Cultivando a Virada, da Secretaria de Políticas para Mulheres do estado da Bahia (SPM-BA). As facilitadoras da capacitação, Andrea de Barros e Juliana Leite, trouxeram dinâmicas que despertaram a imaginação e a participação dos participantes.

Capacitação sobre Gênero e Racismo com os catadores da COOLIMPA

As atividades trouxeram a tona diversas vivências que os catadores têm no seu dia a dia, a partir das suas próprias experiências de vida. Divididos em grupos, construíram sua trajetória de vida, encenaram mini peças de teatro, retratando os desafios que enfrentam, suas concepções sobre os temas abordados, tudo de maneira bem lúdica, divertida e direta.

Ao final das oficinas, todos apresentaram os resultados do trabalho em grupo. Também receberam certificado de participação, além do recurso para a manutenção dos dias de trabalhos não realizados durante o período da oficina.

O trabalho de fortalecimento das lideranças femininas e também masculinas na cooperativa é essencial para o seu desenvolvimento. É mais um passo dado para que a coleta seletiva se estabeleça de maneira plena em Ilhéus e região, promovendo a inclusão social, econômica e cultural dos catadores.

 

Leave a Reply