Notícia

Candidatos que firmaram compromisso com o Programa Cidades Sustentáveis receberam selo para campanha

selopcs-400px

Vinte candidatos a prefeito de sete municípios do Território Litoral Sul assinaram a carta compromisso com o Programa Cidades Sustentáveis, resultado da mobilização realizada pelo Instituto Nossa Ilhéus, em parceria com a Amurc, a UESC, o Sebrae e o CIMA. Após a assinatura, eles receberam uma carta de agradecimento do coordenador geral da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis, Oded Grajew, além de um selo (veja na imagem ao lado) para ser usado na campanha.

Com isso, eles se comprometem, caso eleitos, a assumir os 12 eixos do Programa como referência para o seu trabalho. São ações como atualização os dados do município na Plataforma – que devem ser abertos, para garantir a participação da população; aprovação do Programa de Metas na cidade – que é uma lei; prestações de contas anuais dos indicadores; regulamentação da Lei de acesso à informação; respeito aos gastos públicos e à soberania popular.

Seguindo uma tendência mundial, as cidades cujos gestores contribuírem para a realização, em âmbito municipal, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, podem ganhar visibilidade mundial, por meio de reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU).

Programa Cidades Sustentáveis – É uma iniciativa de três organizações da sociedade civil – Rede Nossa São Paulo, Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis e o Instituto Ethos –, que oferece uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda e um banco de práticas com casos exemplares nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos municípios. Acesse e conheça o Guia da Gestão Pública Sustentável www.cidadessustentaveis.org.br/gps. O Instituto Nossa Ilhéus compõe a Secretaria Colegiada da Rede Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis.

 

Confira a lista:

card-att-prefeito-assinaram

Clique na imagem para ampliar

Leave a Reply