Notícia

Espírito olímpico inspira fundadora do INI, condutora da Tocha Olímpica em Ilhéus

maria-do-socorro-mendonça-condutora-da-tocha-olímpica

No próximo sábado (21), será a vez de Ilhéus receber a Tocha Olímpica que acenderá a pira na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O revezamento da Tocha acontece a partir das 17h, com início do percurso no bairro Malhado, e é um momento único que simboliza a paz e a união dos povos. Entre os selecionados para conduzir o símbolo estão a ativista social, fundadora do Instituto Nossa Ilhéus (INI), Maria do Socorro Mendonça, que aguarda extasiada a chegada desse grande momento.

“É uma grande honra ser uma das 30 condutoras da Tocha Olímpica em Ilhéus, certamente, uma oportunidade única na vida!”, conta Socorro. Aos 57 anos, além do espírito olímpico, ela também soma outros requisitos que a levaram a ser uma das condutoras: a intensa atuação como empreendedora social e seu trabalho que visa o fortalecimento da cidadania, a democracia participativa e o monitoramento social, por meio de projetos reconhecidos por importantes instituições nacionais e internacionais, como a Ashoka Changemakers e a RAPS – Rede de Aç!ao Política pela Sustentabilidade.

Sua relação com esportes vem desde a juventude. Aos 14 anos, jogava vôlei e treinava atletismo, participando de seleções de Ilhéus nessas modalidades. Representar a terra onde nasceu e ser uma das 12 mil condutoras escolhidas em todo o Brasil é um grande orgulho. “Ser representante na minha cidade é muito importante, é tão importante que eu lutei para que fosse em Ilhéus, eu não queria estar em outro lugar, porque aqui é a cidade em que eu nasci, é a cidade que eu amo”.

Ilhéus é uma das 83 cidade escolhidas como percurso. A Tocha percorrerá 9km, desde a Rua Lindolfo Color, no bairro Malhado, até a Avenida Sares Lopes, no Centro. O evento conta com o trabalho de voluntários que auxiliarão na organização da festa. A celebração contempla, ainda, shows musicais e a Virada Esportiva, ocupando a Avenida Soares Lopes, a Praça Dom Eduardo e a praia, entre os dias 21 e 22. O símbolo olímpico pernoita no município, para depois seguir para Itacaré.

Leave a Reply